Pular para o conteúdo principal

COMO OUVIR A EMISSORA QUE MIGROU PARA O FM SE NÃO TEM RECEPTOR?


Os gestores, diretores e coordenadores de rádios que vão migrar, ou já estão na Frequência Modulada é fazer  os ouvintes sintonizar a emissora na faixa estendida nos carros, claro se não estiver no aplicativo da emissora ou similares, não tem receptor seja em casa ou carro. Outro problema é o pacote de dados e a internet que infelizmente fica a desejar  em nosso pais.  veja o vídeo com atenção e interaja comentando aqui no blog  ou no canal Cheni no Campo no Youtube. Vamos falar mais de rádio e da migração em outros episódios.

" O  GRANDE  DESAFIO É COMO OUVIR A RÁDIO QUE  FEZ A MIGRAÇÃO,  SÃO RAROS OS RÁDIOS DE AUTOMÓVEIS  E CELULARES COM FAIXXXA ESTENDIDA. ALÉM DISSO OPTAR PELOS APLICATIVOS EXIGE PACODE DE DADOS E INTERNET  DE BOA QUALIDADE. AS RÁDIOS OU ENTIDADES RESPONSÁVEIS JÁ DEVERIAM TER PROMOVIDO AÇÕES  COMO POR EXEMPLO DISTRIBUIR AOS OUVINTES GRATUITAMENTE APARELHOS COM A FAIXA ESTENDIDA"

ANDERSON CHENI ,  JORNALISTA E ESPECIALISTA EM RÁDIO
Entenda o que é a faixa estendida de FM

A faixa estendida consiste em um dial que utiliza canais que apresenta uma variação de 76.1 MHz até 87.5 MHz. Atualmente, as emissoras de rádio FM usam faixas entre 87.7 MHz até 107.9 FM.

Sem espaço no dial para a entradas de outras emissoras, o Ministério das Comunicações começou o processo de migração em 2017, até para acompanhar o processo de digitalização da TV brasileira.

Uma das principais diferenças entre as rádios AM e FM está exatamente no alcance. As transmissões em AM cobrem uma área maior, mas estão mais sujeitas a interferência e ruídos. As FM, por sua vez, têm aumento significativo na qualidade, mas são mais adequadas para áreas urbanas.

A migração, conduzida pelo MCom e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa permitir que as transmissões tenham menos ruídos e alcancem um público mais amplo, que se beneficiará de mais escolhas no rádio. Além disso, as rádios FM geram economia, pois têm custos menores para manter as estações e redução no consumo de energia elétrica dos equipamentos.

Conforme os dados da pasta, há 1.655 pedidos de migração AM-FM válidos e 1.290 canais que já foram incluídos no Plano Básico de Distribuições de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM). Desse total, mais de 850 já realizaram a migração, 375 estão em análise e 365 à espera da disponibilidade de canal. Outros 66 aguardam regularização. Há ainda 96 emissoras que não apresentaram, até o momento, o pedido de migração.

Como o ouvinte pode acompanhar a programação

Para acompanhar a programação da FM em faixa estendida, o ouvinte terá que ter um equipamento compatível. Por isso, as empresas fabricantes de eletroeletrônicos já estão produzindo rádios FM que tenham a capacidade de sintonizar essa faixa estendida de FM.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), em 2019, 83% dos modelos de aparelhos celulares produzidos no país já possuíam receptor de Rádio FM integrado. Com a nova regulamentação, estes equipamentos serão habilitados.

Segundo o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, o MCom irá concluir a migração de todas as rádios AM que solicitarem a mudança para o FM até 2022.

O secretário avalia, no entanto, que o Brasil ainda não tem condições de abrir mão completamente da cobertura AM.

Emissoras autorizadas

Ouvintes dos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre já estão podendo acompanhar as transmissões no novo dial FM, em fase experimental, desde a manhã desta sexta-feira. No Paraná, a transmissão começa pela Rádio Banda B de Curitiba no dia 21 de maio.

Entre as emissoras autorizadas a transmitir pela em FM, estão:

Belo Horizonte (MG) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz

Brasília (DF) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz

Curitiba (PR) – LK – 79,3 MHz

Porto Alegre (RS) – Portal – 83,3 MHz

Recife (PE) – TV e Rádio Jornal – 76,1 MHz

Recife (PE) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz

Rio de Janeiro (RJ) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz

São Paulo (SP) – EBC/ Rádio Nacional – 87,1 MHz

São Paulo (SP) – Novo Mundo/ Rádio Capital – 77,5 MHz

São Paulo (SP) – Padre Anchieta/Cultura – 77,9 MHz

Rádio Banda B FM 79.3 – Curitiba (a partir do dia 21)

* Informações do MCom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam