Temos boas produtoras, apresentadoras, poucas comentaristas, repórteres, mas quando se fala de mulher narradora na tv parece que estamos falando de algo estranho ou em extinção, o que é um sinal forte de machismo. Parece que essa história pode começar a mudar, o receio é que a discussão em torno do empoderamento feminino e da igualdade de gêneros não passe de jogada de marketing.
Ano passado a Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, emissora com mais de 80 anos de história saiu na frente e ganhou holofotes ao colocar uma estagiária como narradora, a repercussão levantou várias discussões, Isabelly Moraes seguiu narrando, deu entrevistas virou manchete e segue trilhando seu caminho. O detalhe é que ficou só nesse exemplo ousado. Nenhuma grande emissora privada de rádio apostou em ter uma narradora. Mas será que existem meninas capacitadas para a função que sempre foi dos homens? Afinal a mulher sempre foi colocada de lado no quesito narração de futebol. E o rádio que revelou a maioria dos narradores que estão na tv sempre foi uma escola, então porque não começar pelo dial? Acredito que a situação pode mudar aos poucos, bem lentamente. É torcer para que realmente essa "moda" de ter uma narradora por um dia emplaque em contatações definitivas. Claro que existem meninas que sonham em ser narradoras profissionais, basta as empresas acreditarem e principalmente o consumidor do futebol deixar o machismo de lado.
Esporte Interativo.....terá narradora por
UM DIA
O canal Esporte Interativo abriu as inscrições para o programa “A Narradora LAY’S®'”, que escolherá uma brasileira para narrar um jogo da UEFA Champions League ao vivo. O projeto, vai premiar uma brasileira com uma proposta de contrato para integrar o time da emissora, que transmite com exclusividade os jogos do torneio europeu desde 2015.
Grandes talentos do país poderão enviar seus vídeos de inscrição para o site http://anarradoralays.esporteinterativo.com.br/ até o dia 18 de março. As selecionadas irão para a fase final da competição, que será realizada no Rio de Janeiro. Uma competidora será eliminada por semana e a vencedora – eleita por um time de especialistas e colaboradores do canal – irá narrar uma partida das semifinais da UEFA Champions League, pelo Esporte Interativo, para todo o Brasil, direto do estádio na Europa.
A apresentadora Tayna Espinoza passa detalhes
em vídeo da ação do EI
Serão selecionadas 12 finalistas, que, durante o programa gravado no Rio de Janeiro, participarão de dinâmicas e de simulações de situações reais que narradores enfrentam em suas carreiras. O reality em busca da narradora irá ao ar todos os dias. De segunda a sexta, a exibição será às 20h30 e, nos fins de semana, às 13h00. Conforme contrato, o reality do EI deve ser o único que abre a possibilidade de uma contratação a vencedora.
FOX Sports 2, terá narradoras somente no mês da Copa
Vanessa Riche é a curadora do projeto "Narra quem Sabe" do Fox Sports 2 |
Mais detalhes aqui
ESPN fará homenagem de UM DIA
Luciana realizou alguns testes na cabine de transmissão da ESPN |
Luciana está escalada para narrar a partida entre RB Leipzig e Zenit, pelas oitavas de final da Liga Europa, pela ESPN, a emissora divulgou vídeo com a narradora falando da homenagem.
Do BLOG: com exceção do EI, os outros canais esportivos não devem passar de uma simples homenagem
ou um trabalho a curto prazo. Isso sem contar que a mulher que se inscreve em um processo seletivo, não poderá participar do outro já que a seleção acontece no mesmo período.
Por mais mulheres narrando futebol em todas as mídias, principalmente na TV aberta e fechada.
Atualizado 08/03
Vídeos: Divulgação EI e ESPN
Fotos: Divulgação Fox Sports e ESPN Brasil
Comentários
Postar um comentário