Pular para o conteúdo principal

Jornalistas substituem operadores de áudio na Rádio Bandeirantes


Em sua conta no Twitter, a emissora confirmou
a nova função de alguns funcionários
Há quase dois meses, alguns jornalistas da  Rádio Bandeirantes de São Paulo, passaram a operar a mesa de áudio no estúdio da emissora. Dentro das rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, isso já acontece no segmento jornalístico desde a fundação da BandNews FM em 2006 por exemplo, depois veio a Rádio Trânsito e depois a finada Bradesco Esportes. Operar e fazer a locução, é comum no fm, mas é pouco  comum nas chamadas emissoras jornalísticas. O "novo rádio", está exigindo cada vez mais que o profissional tenha múltiplas funções. Dessa forma, desaparece  a função do operador tradicional de mesa/áudio. Além de operar a mesa,  o jornalista tem que  apresentar, produzir, checar, editar e fazer a reportagem ou cometário simultaneamente. Desde 2007 , jornalistas das emissoras do Sistema Globo de rádio (Globo e CBN) , editam suas matérias em ilhas montadas na redação e outras emissoras espalhadas pelo Brasil já fazem o mesmo. A função do operador/ apresentador é comum para o radialista desde a existência do FM,  agora esse modelo  chega com tudo no jornalismo geral,  e será irreversível. A tendência fortíssima é que a maioria das emissoras ou Grupos de Comunicação adotem modelo, o desafio maior das emissoras será manter a mesma qualidade  no ar, e dos sindicatos verificar a legalidade e principalmente se haverá reajuste compatível com a nova função.  
Com as inovações tecnológicas cada vez mais rápidas e a necessidade de diminuir os custos das empresas, esse cargo específico de técnico de áudio será extinto, a exceção (por enquanto),   fica com a função de  operador de Central Técnica, o coração da emissora  ainda precisa de profissionais especializados.
Ricardo Capriotti, Coordenador de Esportes
e apresentador, também opera a mesa de áudio
durante o programa de esportes.
Ao fundo estão Fábio Piperno e Vinícius Bueno
No Departamento de Esportes, estão operando a mesa de áudio: Ricardo Capriotti,  Bernardo Ramos, Roman Laurito, João Paulo Cappellanes e Umberto Ferretti. Segundo apurou a coluna, todos estão  recebendo salário adicional pelo acúmulo de função. No jornalismo da emissora operam a mesa do estúdio os jornalistas: Pedro Campos, Thays Freitas, Luiz Megale e Caetano Cury, apresentadores de programas como Pulo do  Gato, Primeira Hora, Gente e 90 Minutos. Nesse primeiro momento de " aprendizagem", sempre há um operador responsável para orientação e eventuais dúvidas. Recentemente a RB demitiu operadores de áudio,  entre eles Nelson Wolter, funcionário que estava há bastante tempo na emissora. Outros técnicos foram direcionados em outras áreas do departamento.  A coluna enviou email para a assessoria de imprensa do Grupo no último dia 16 de outubro pedindo mais informações ou uma nota oficial a respeito do assunto, mas até o momento não obteve resposta.
Fotos: Divulgação RB e  Instagram @Ricapriotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam