Pular para o conteúdo principal

Estudo comprova novamente a importância do rádio para o Brasileiro

Ainda  que a realidade digital seja recente, o rádio possui em seu DNA atributos de mobilidade desde seu surgimento, há mais de um século. E essa característica reforça seu posicionamento de ser companheiro, presente em qualquer lugar e a qualquer momento. Segundo o estudo Antropomedia, realizado em diferentes regiões do Brasil e países para compreender o significado e relacionamento das pessoas com os meios, o rádio foi relacionado a momentos de distração e companhia pela maioria dos entrevistados. 

Som para todos os gostos 
Ao unir essa característica mobile às novas possibilidades geradas pelo consumo online, bem como a recepção do sinal em diferentes tipos de aparelho, o meio rádio ultrapassa as barreiras físicas e tem um novo significado ao ser disseminado no horizonte digital. Sua pluralidade de conteúdo agrada a diferentes gostos e pessoas, uma vez que, considerando todas as formas de consumo de áudio: 
78% ouvem música (Smart app Música Smart app + Celul App Música + Tablet App Música + Videos de Music 30d [+01/15] + Video de Music SmartTV [+01/15] + Ouve música (qualquer período) + Música na Internet + Video Music Diversos aparelhos)
41% informação (Noticiários Internacionais + Noticiários Locais + Noticiários Nacionais + Notícias policiais + Notícias de trânsito + Notícias do tempo)  
34% escutam conteúdos relacionados à emoção (Programas Humorísticos/ Comédias + Conselhos/ Opiniões + Moda e Estilo + Entrevistas/ Programas falados + Esportes ao vivo + Comentários Esportivos + Radionovelas + Programas Religiosos) 
Desta forma, o som permeia todos os ambientes e situações, fazendo com que 93% da população seja impactada por algum formato de áudio, segundo dados do estudo TG.net . 

Rádio online 
Ao ouvir rádio online: 
49% dos internautas utilizam notebook 
45% ouvem por celular ou smartphone 
32% no desktop 
8% por tablet
Neste aspecto, ainda que a internet tenha ampliado a possibilidade de contato com emissoras de diversas localidades, vale ressaltar que: 83% dos ouvintes de rádio online ouvem emissoras locais, segundo uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media.    
Rádio x tecnologia x consumo 
Ao analisar o cenário de áudio como um todo, podemos segmentar os ouvintes em cinco grupos, a partir do Target Group Index: Desantenados, Desplugados e Usuários Comuns: tendem a ser mais maduros, de classes socioeconômicas médias a baixas e escutam rádio todos os dias, por meio de aparelho comum, para entretenimento, informação e atualização de noticias. Antenados e Tecnológicos: são voltados para o consumo em simultaneidade com outras mídias, proporcionado pelo uso de diferentes aparelhos, como tablet e smartphone, tendem a ser mais jovens e de classes mais altas. Esse novo grupo de consumidores representa um mercado potencial a ser explorado, tanto para anunciantes buscando estabelecer vínculos de suas marcas com consumidores, como de meios buscando engajar suas audiências; devido a sua característica não linear de mídia, que possibilita a interação em diversos momentos ao longo do dia. Neste ambiente de transformação, se torna cada vez mais importante se manter informado. Quanto mais a mídia se expande, aumenta a complexidade e a necessidade de se acompanhar os hábitos e comportamentos do consumidor para antecipar as tendências e criar inovações que atendam às necessidades desse consumidor. 
FONTE: Kantar Ibope Media 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam