Pular para o conteúdo principal

Rádio online já chega a 61% dos americanos

O Pew Research Center publicou na sexta-feira, 16, a segunda parte do State of the News Media 2016, um dos principais estudos sobre o mercado de conteúdo jornalístico nos Estados Unidos. A primeira, anunciada em 1º de junho, relatou dados sobre jornais e TV paga, enquanto a publicação mais recente trata de redes de televisão aberta, rádio e podcasts, com informações sobre audiência e receita. O estudo aponta que as principais emissoras abertas com noticiário jornalístico têm mantido os níveis de audiência nos últimos anos, com um público pouco variável, para cima ou para baixo, tanto na faixa matinal como no horário nobre. Combinadas, ABC, CBS e NBC tem cerca de 13 milhões de telespectadores pela manhã e 24 milhões à noite. A exceção são as chamadas “revistas eletrônicas”, geralmente semanais, que têm apresentado queda. No ano passado, na comparação com 2015, caiu 5%, chegando a 30,7 milhões de pessoas a programação das três redes juntas. Em 2009 era de 38,8 milhões. 
 Em termos de receita publicitária, o estudo estima valores para os programas diários que, tanto de manhã como no horário nobre, têm apresentado crescimento. No caso dos matinais, os noticiários tiveram alta combinada de 3% em relação a ano retrasado, chegando a US$ 846,4 milhões. Quanto ao horário nobre, subiu 12%, com US$ 420,8 bilhões em 2016. 
Rádio 
Assim como no caso da televisão aberta, a popularidade das rádios AM e FM tem permanecido estável nos Estados Unidos no decorrer dos últimos anos. No caso deste dado, adquirido por meio da Nielsen Audio Radar, ele verifica penetração do meio (91%) e não audiência, e se refere às estações de modo geral, não só programação jornalística. No quesito audiência de rádio streaming, ou online, a curva de adesão é crescente ano a ano. Em 2016, 53% dos americanos de 12 ou mais anos ouviram a rádio na semana da pesquisa e, no mês, 61%. Em 2007, o número correspondia respectivamente a 12% e 20%. O uso de celular para ouvir rádio no carro, seja streaming ou podcasts, também tem crescido aceleradamente. Pesquisa realizada pela Edison Research e Triton Digital nos meses de janeiro e fevereiro revela que hoje 40% dos americanos usam smartphones para conectar suas rádios preferidas no carro, enquanto há sete anos eram 6%. Ouvintes de podcasts também vêm aumentando: hoje, 40% dos entrevistados são audiência frequente do formato, enquanto em 2006 eram 11%. Entre todos os formatos, os conteúdos preferidos são “notíciario / bate-papo / informação”, seguido por “pop contemporâneo / hits” e “contemporâneo adulto”.
O Pew Research Center se utiliza de uma série de dados, pesquisas, métricas e análises para formular anualmente o relatório State of the News Media. Entre os institutos consultados para a reunião de informações estão a Kantar e a BIA/Kelsey, além de Nielsen, Edison Research e Triton Digital.
Fonte: Meio & Mensagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam