Thelma Guedes, escritora e autora de novelas |
A Gazeta AM 890 Khz, emissora dirigida pela Faculdade Cásper Líbero, fez uma viagem no tempo e relançou os contos adaptados para o rádio. O projeto denominado “Peça Radiofônica: Escritoras Notáveis” tem como objetivo produzir peças radiofônica a partir de contos e narrativas de escritoras brasileiras e estrangeiras como Thelma Guedes, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Cora Coralina, Agatha Christie e outros.
Autora de telenovelas da Rede Globo entre elas Cama de Gato e Cordel Encantado, Thelma Guedes tem acompanhado de perto o projeto feito pelos alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero. “Acho a dramaturgia radiofônica muito difícil, porque é preciso fazer o ouvinte "ver" as cenas, entender o contexto, sentir o clima da história que está sendo contada, apenas por meio de sons e diálogos”, explica. Para a escritora, a adaptação exige base técnica, criatividade, além de análise, reflexão e interpretação mais profunda das obras originais: “recebo como um presente”, diz Thelma.
Idealizador do projeto, o professor Roberto D`ugo reitera a importância de compreender o papel da fala, da música, do ruído e do silêncio, articulados como linguagem dramática. “Procuramos exercitar as competências narrativas dentro da linguagem radiofônica”.
Para acompanhar os contos, basta sintonizar a Gazeta AM 890 Khz às sextas às 21h ou o reprise aos sábados às 10h. Os episódios também estão disponíveis no site da rádio: http://www.gazetaam.com/category/teatro-gazeta-am/
Vale lembrar que a primeira radionovela a ser transmitida no Brasil foi “Em busca da felicidade”, em 1941. A obra mexicana foi escrita por Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins.
Foto: Cristina Granato
Comentários
Postar um comentário