O time entrevistado exclusivamente por Viana
Rodrigo Viana
|
Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo 'Futebol Mental'. Ou esteja cansado dos programas esportivos da web e da tv ficarem discutindo se a bola entrou ou não entrou.
De olho nisso, o jornalista esportivo Rodrigo Viana conseguiu juntar o time mais improvável do Mundo do Futebol pra falar de um lado pouco abordado de maneira adequada: o lado Mental do esporte!
"São quase 20 anos de mesmice em mesas-redondas de tv. Inverti o jogo", disse Viana que idealizou o 1º Congresso Mundial Online de Futebol Mental.
Com mais de 500 mil visitas em apenas 1 mês de divulgação, o evento já é considerado um caso na internet. "Nossa divulgação é diária nas quatro principais plataformas da internet: facebook, instagram, tweeter e youtube", além do próprio portal do Congresso. E é de graça, né?", comemora Viana, ainda um pouco assustado com tanta repercussão.
Com passagens pelas principais emissoras do país, Viana entrevistou, com exclusividade, aqueles que ele considera as mentes mais poderosas do mundo do futebol. "Essas pessoas tiveram o maior sucesso possível dentro e fora do campo. Minha intenção é fazer com que o torcedor-comum possa entender como usar isso na vida dele!", diz.
E o time montado por Viana, que também tem formação em Coach Motivacional, é um time de peso mental mesmo!
"O Zico, ele mesmo, fala que toda sua vida futebolística foi mental. Que o aspecto físico contou muito pouco perto do aspecto mental" conta entusiasmado um Rodrigo Viana que promete furos de reportagem durante o Congresso.
"Já o Nando Antunes, irmão do Zico, e primeiro jogador de futebol anistiado do Brasil, revelou toda sua história de martírio, em que foi perseguido pelos regimes políticos totalitários do Brasil e de Portugal!", confesso que chorei durante a entrevista, disse Viana.
O Congresso ainda traz o ex-jogador Pepe falando como calou toda a torcida do Palmeiras, em 1986, com o título paulista da Internacional de Limeira, em pleno Morumbi. "Pepe usou o gatilho mental da Prova Social, quando foi campeão Paulista com a Internacional de Limeira" revela Viana, que gosta de fazer sempre o alinhamento neurológico do mental com o futebol. "Esse é meu diferencial como jornalista. Trazer minha bagagem de aprendizado no coach. Minha bagagem neurológica", diz.
"O Fernando Diniz, técnico do Audax, um cara que eu considero muito, que introduziu um pouco nos times pequenos essa ideia do Futebol Total praticado pela Espanha e pela Alemanha, me ligou querendo participar!, sorri Viana, feliz.
Serviço
O quê: 1º Congresso Mundial Online de Futebol Mental - Quando: 20 a 26 de março de 2017 - Quem: 21 grandes nomes do Futebol Brasileiro e Mundial - Quanto: Palestras onlines e gratuitas - Onde: www.futebolmental.com Teaser para mídia audiovisual: https://youtu.be/Xy6lDyHs8uA
O evento traz também o jornalista Milton Neves, bem-sucedido jornalista e publicitário falando da força da intuição, do improviso e como cruzou a jornada do seu herói interior, saindo de uma cidadezinha no Sul de Minas Gerais para se tornar um ícone do jornalismo e da publicidade em São Paulo.
Sem dizer do colombiano Freddy Rincón, que deu entrevista ao Rodrigo Viana, direto de Cáli, na Colômbia. O ex Nápoli, Real Madri, Palmeiras e Corinthians dá, segundo Viana, uma verdadeira aula de Liderança. "Serve pra qualquer um na vida" frisa Viana!
Há também exclusivas mentais com o Dorival Junior. "Ele dissecou toda aquela historia da briga com o Neymar, em 2010? Lembram? E o Careca contando bastidores da dupla inesquecível com o Maradona no Nápoli" , relata um empolgado Viana.
O jornalista considera uma das coqueluches neste Futebol Mental, a jogadora Marta. "Que determinação dessa alagoana que já foi cinco vezes a Melhor do Mundo", conta.
Falando em Melhores do Mundo, há uma entrevista com o Juliano Fontes, único "fora das 4 linhas do Congresso". Fontes - de garoto que sonhava em ser jogador de futebol em Uberlândia, no triângulo mineiro, tornou-se um dos pioneiros no trading esportivo no Brasil e hoje comanda seus negócios de Los Angeles. "Quero mostrar o lado do empreendedorismo digital também. Mostrar que o cidadão comum pode sair da zona de conforto e ir atrás de sua independência. O Juliano é um grande exemplo disso". fala Viana, que conta com uma equipe de quatro co-produtores para manter o projeto digital no ar. "Fazemos tudo online e colaborativamente. Uma espécie de Futebol Solidário fora de campo", afirma.
Falando nos Estados Unidos, também foi entrevistado o técnico que descobriu Kaká para o futebol. O Kaká joga hoje no Orlando City e quem o descobriu é o ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, o Vadão. "È imperdível escutar o Vadão contando essa história do Kaká. Vou repetir: Imperdível! Ele nunca havia contado essa história com tanto detalhe. Além disso, conta bastidores da derrota da Seleção Feminina pra Suécia na Olimpíada do Rio. Olha, vai ter muito furo de reportagem, eu repito!" confirma Viana.
Que beleza! Este é o bordão do Milton Leite, pra muitos, o melhor narrador do país! É mais um entrevistado do Congresso.
Viana também faz uma espécie de volta ao passado. Lembra de Telê Santana e o trauma de ter perdido a Copa de 82 Ele precisava achar um volante de contenção, mas que sabia jogar e pensar. Achou Elzo Aloísio Coelho, o Elzo, de Machado, cidadezinha do Sul de Minas - Melhor Preparo Físico e Mental da Copa de 86! Deixou Falcão e Toninho Cerezo no Banco de Reservas. Que façanha mental!, revela Viana trazendo à tona mais um de seus 21 entrevistados.
Entre os 21 está também outros narrador; Jota Jr, Passou por quase todos os canais, hoje faz sucesso no SPORTV, mas ficou emblematizado naquele Canal do Esporte, da Tv Bandeirantes. O Jota é mais um dos entrevistados e, certamente, o mais admirado entre os colegas, pela sua competência e integridade.
Falando do Jota Júnior, Viana diz que não pode deixar de falar do Márcio Guedes, que já foi comentarista titular da Tv Globo (Copa de 1982) e fez essa Copa do México de 1986 pela extinta Tv Manchete. Viana e Márcio trabalharam por anos juntos na TVE (atual Tv Brasl) no Rio de Janeiro.
Pra finalizar, o idealizador do Congresso diz que não dá pra falar de Futebol Mental sem citar o Luciano do Valle. Como ele já está no andar de cima, o Rodrigo Viana foi atrás da filha dele, a Alessandra do Valle, jornalista, repórter, apresentadora, multifacetada como o pai, ela dá uma aula de como ser "fora da caixinha" neste mundo de iguais! E falou também com o Luiz Ceará e o Gilson Ribeiro, os dois repórteres diferenciados daquele timaço inesquecível do Canal do Esporte.
E se há alguém verdadeiramente fora da caixinha, este alguém tem nome e sobrenome :Walter Casagrande! "Nem vou falar nada da entrevista do Casão!. É uma história de vida que faz a gente repensar a própria vida!", diz Viana. O Gilvan Ribeiro, que escreveu a Biografia do Casagrande conta passagens inéditas do Casão com o Sócrates também.
Ainda tem o Renê Simões, contando suas passagens pela
Seleção da Jamaica, Costa Rica, Seleção Feminina. O Renê é o único cidadão no mundo que treinou Seleções Principais Masculinas e Femininas." Tem noção do mindset desse cara? Sensacional." afirma o idealizador
E o Zé Mário, que pra você que não conhece, vai se surpreender com este cara que já treinou a Seleção Japonesa, do Catar e também a Seleção do Iraque, onde respondia direto pro filho do Sadan Hussein!" Dá pra perder? Não dá né", empolga-se o titular do projeto.Serviço
O quê: 1º Congresso Mundial Online de Futebol Mental - Quando: 20 a 26 de março de 2017 - Quem: 21 grandes nomes do Futebol Brasileiro e Mundial - Quanto: Palestras onlines e gratuitas - Onde: www.futebolmental.com Teaser para mídia audiovisual: https://youtu.be/Xy6lDyHs8uA
Comentários
Postar um comentário