Pular para o conteúdo principal

Remédio contra o Passaralho

Com alguma frequência meus amigos jornalistas me pedem ajuda para conversar sobre carreira. Não sei exatamente a razão disso, eles devem achar que tenho sucesso que de fato não tive. Mas, apesar de ter exatamente o perfil de um orientador de carreira, coaching ou coisa do tipo, eu tento ajudar e mostro mais ou menos o que vejo acontecer por ai.  Hoje cedo, um outro contato, me chamou no WhatsApp. Queria bater um papo também sobre trabalho, contar o que tem feito, ouvir sobre o que os outros tem produzido, coisas do tipo. 
Não, ele não é exatamente um jornalista. Mas produz conteúdo, o que faz dele hoje um concorrente dos meus amigos jornalistas. Não trabalha para empresa nenhuma. Faz vídeos, posta nos canais dele, e tem ação de várias redes sociais. Nenhuma grande novidade nisso. 
Mas tem um conteúdo super original, feito há bastante tempo e que, por isso, já tem bom engajamento e audiência. 
Esse meu amigo contou que mês passado recebeu U$S 4 mil do Youtube, fora os artigos off line que ele produziu e agora vende. Sim, apenas de remuneração dos vídeos pelo site americano, ele recebeu pouco mais de R$ 12 mil líquidos no mês passado. 
Para vender produtos do “canal” não foi fácil. Ele não tinha grana e nem know-how. Abriu uma pré venda para bancar a fabricação e cuidou sozinho de receber o material do fornecedor (nunca é fácil) e enviar a todos que compraram. Vendeu mais de 600 artigos nos últimos dois meses. 
Obviamente, ele não começou ganhando assim e tendo esses resultados no primeiro mês, e também não há garantia de que manterá esse nível. Tudo isso é processo de um trabalho iniciado há anos, e que, como todo negócio próprio, tem os melhores e piores momentos. 
Em uma época que o emprego de jornalista, em geral, paga mal e tem futuro bem incerto, meu conselho a quem me pergunta é:
Aproveite enquanto você tem trabalho e invista o tempo livre no seu futuro. Comece hoje a produzir um conteúdo sobre o qual você tenha domínio e tesão. A democratização da comunicação permite ser muito segmentado e ainda assim ter público. Tente achar dois bons amigos para a empreitada. Um de TI outro de publicidade. E invista apenas tempo livre nisso enquanto tem outra ocupação. 
Não vai dar retorno agora, mas certamente pode ser um caminho quando o passaralho te pegar.




No Twitter @GuilhermeCPrado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam