Hoje é um dia muito especial para quem gosta de futebol, o "Pai da Matéria" Osmar Santos está comemorando 68 anos de idade com muita garra e superação. Osmar foi se não o maior um dos maiores comunicadores do Brasil, um exemplo que lutou pela vida.
Gerações acompanharam sua narração nos rádios. Os bordões “Ripa na Chulipa” e “Pimba na Gorduchinha” ecoaram pelos estádios do Brasil e emocionaram o coração do amante do futebol, da democracia ou simplesmente de quem é fã da comunicação esportiva. Ao longo de sua trajetória do comunicador, narrador, apresentador e artista plástico várias homenagens foram feitas, o Blog selecionou algumas fotos e vídeos para Parabéns Osmar e viva a vida!
Comunicador incomparável que marcou época, Osmar Santos é artista plástico há mais de 10 anos |
A tradicional comemoração do Pai da Matéria reunindo amigos e familiares acontecerá essa noite em São Caetano do Sul |
Em 2015 No dia que completou 66 anos de idade a ESPN BRASIL prestou uma homenagem, documentário "Osmar Santos: Vai Garotinho que a vida é sua!"
Rádio Globo fez uma grande homenagem para Osmar em 2012
Rádio MEMÓRIA - OSMAR SANTOS
O Blog recorda aqui grandes momentos do Pai da Matéria noa anos 80 onde o rádio esportivo realmente era forte, competitivo e principalmente respeitado.
Em São Paulo as tradicionais emissoras do rádio esportivo eram Bandeirantes (Fiori Gigliotti) e Jovem Pan (José Silvério), que tinham um público específico (A e B) e até hoje disputam a liderança nesse determinado perfil de ouvintes, mas a "briga" mesmo pela audiência ficava entre as emissoras populares e consecutivamente elas disputavam o topo do IBOPE ( Rádio Globo x Rádio Record).
Revista Placar - 16 março 1990 edição 1030 |
Nesse década Osmar apareceu em vários anúncios pelas duas emissoras, abaixo o anúncio pós Copa da Mundo da Espanha afirmava que a audiência era superior há 50% o que na época representava mais de um milhão de ouvintes por dia. Nesse ano a emissora foi retransmitida por 174 emissoras que formaram a maior rede de rádio que transmitiu a Copa do Mundo e o mais importantes, a emissora quebrou a hegemonia da Bandeirantes que durava 20 anos no rádio esportivo em São Paulo.
Revista Placar ,22 outubro 1982 |
Em 1987 a campanha falava da intimidade do pai da matéria e sua equipe de repórteres e comentaristas com a "Gorduchinha" e que a emissora ia além da cobertura no futebol.
Era usada também nessa campanha outros jargões do Pai da Matéria e o slogan da emissora: ”Rádio Globo, música, esporte e notícia”
Revista Placar - 16 março 1987 - edição 976 |
No segundo semestre
de 1988, Osmar deixou
a Globo e foi para a
Record (rádio e TV). A
rádio fez uma dobradinha com a Gazeta, formando uma equipe forte e marcante.
Coma chegada de Osmar em 88 a Record assumia a liderança |
Prestes a narrar mais uma
Copa do mundo, Itália em
1990, Campanha
ressaltava os motivos para ouvir e ver o Pai da Matéria na Record.
Nike também prestou homenagem ao mito do rádio esportivo
Sala de Imprensa no Allianz Parque foi inaugurada dia 28 de junho - Osmar Santos foi homenageado no clássico contra o Corinthians, dia 12/07/2017 Foto: Allianz Parque |
Placa que eterniza Osmar Santos no Allianz Parque Foto: Internet |
Comentários
Postar um comentário