Pular para o conteúdo principal

O Rádio e as multiplataformas

Um estudo global realizado pela TNS Brasil contou com a participação mais de 60 mil consumidores conectados ao redor de 50 países para mapear a diferença de comportamento entre as gerações no ambiente digital. O resultado foi o já esperado: as multiplataformas estão bombando mundo afora. Segundo o levantamento, a média dos Millennials (entre 16 e 30 anos) com acesso à internet passa 3,2 horas por dia em seus celulares – o equivalente a 22,4 horas – a cada semana. Isso significa 1,168 horas ou 49 dias em um ano. O número sobe para 3,8 horas por dia na Malásia, onde o acesso digital é mobile-driven: 95% da população local que utiliza a internet, agora possui um smartphone. E o que o rádio tem a ver com isso? Tudo. Tudo porque as marcas precisam ter cuidado ao fazer suposições abrangentes sobre os hábitos digitais de diferentes faixas etárias. “Enquanto os Millennials são claramente uma geração importante, a Geração X (com idades entre 31 e 45 anos) e os Baby-boomers (idades entre 46-65) geralmente têm maior renda, padrões de compra estabelecidos e estão gastando cada vez mais tempo online”, afirma Joseph Webb, diretor global do Connected Life. Isso quer dizer que o rádio pode – e deve! – se engajar em novas mídias. Utilizar, por exemplo, o Facebook como ferramenta adicional, o aplicativo de rádio no celular e o whats app, podem ser maneiras de abranger seus ouvintes e estar conectado a eles ainda mais tempo durante o dia. Uma grande vantagem é que o mundo publicitário já tem notado que as coisas estão mudando. O volume de investimento ainda é tímido no Brasil, se comparado com os Estados Unidos, por exemplo. Nos Estados Unidos o relatório “Internet Advertising Revenue Report” apresenta o resultado nos investimentos realizados em publicidade on-line do primeiro semestre de 2015. Os números atingem US$27,5 bilhões com crescimento de 19% sobre o mesmo período de 2014. Resumindo: o rádio pode estar presente em diversas plataformas, e aproveitá-las para gerar renda para o negócio, com “combos” publicitários. Fonte: Adnews e AERP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam