Pular para o conteúdo principal

Estudo analisa consumo de rádio e áudio digital na América Latina

Audiência  do rádio via internet sobe cada vez
mais  segundo 
 levantamento da pesquisa
Com o objetivo de analisar o consumo de rádio tradicional, rádio pela internet e áudio digital, uma pesquisa foi realizada em seis países da América Latina: Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina e Peru. Foram 5 mil entrevistados somente do mercado brasileiro. O estudo foi conduzido pela empresa argentina de pesquisa online, OH!Panel, a pedido da Audio.d. Em média, os participantes disseram ouvir rádio tradicional por 9,8 horas na semana, rádio pela internet por 4,7 horas e áudio digital por 10,8 horas no mesmo período. No caso do rádio tradicional, a concentração de audiência é pela manhã (45%) e a caminho do trabalho (39%). Já o consumo de rádio pela internet acontece ao longo do dia, com uma leve alta no período da tarde (21%), principalmente quando estão trabalhando (30%). Aproximadamente 28% dos entrevistados revelaram ouvir áudio digital o dia inteiro, sendo que a maioria (52%) quando quer escutar música. Mais de 70% dos entrevistados já escutam rádio pela internet semanalmente (48% de 1 a 3 horas por dia) e 90% disseram ouvir áudio digital frequentemente enquanto fazem outras tarefas: navegar pela internet (47%), nas redes sociais especificamente (46%) e atividades do trabalho (42%). A metade dos participantes, 50%, ainda prevê consumir mais rádio pela internet em 2016. Atualmente a maioria, 52%, consome rádio pela internet por meio do desktop e 45% através de dispositivos móveis. Música é o conteúdo mais consumido pelos usuários de rádio pela internet, segundo o estudo. Foram 65% afirmaram preferir a programação musical e 33% declararam que ouvem notícias. No caso de podcast, a maioria também procura por música (54%) e conteúdos humorísticos (27%). Cinco em cada dez entrevistados também consomem serviços de streaming como Spotify (32%), Soundcloud (24%), Deezer (22%), Last.fm (14%), Musicovery (7%), Bandcamp (6%) e outras plataformas (3%). A pesquisa também questionou sobre a percepção desses usuários em relação à publicidade no rádio pela internet. A grande maioria, 89%, considera um fator positivo – 55% já adquiriram algum produto ou serviço anunciado no rádio e quase a totalidade (94%) disse ter efetuado compras online em 2015. Para 48% dos entrevistados, a publicidade no rádio pela internet é considerada moderada. Já esse dado no rádio tradicional é 45%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam