Anúncio da Revista Placar de 1989 IBOPE alto e anunciantes na fila |
Um verdadeiro canhão das décadas de 70, 80 e começo dos anos 90..emissoras, programas e comunicadores com índices de audiência muitas vezes superiores aos programas de tv. Isso foi o rádio am, tanto nas capitais como nos rincões mais afastados do nosso país o am fez o que se esperava dele...informar, divertir...comunicar. Há muito tempo ele tenta sobreviver de arrendamentos, produtos de cunho duvidoso que comprometem o trabalho do do departamento comercial e consecutivamente a sua sobrevivência. Claro que existem as "barganhas" como por exemplo: descontos superiores a 80% no preço de tabela, ou conseguir aquela cota de publicidade do governo municipal, estadual ou federal e aí o departamento de jornalismo da emissora que se vire, isso é claro se a venda tiver o chamada "rabo preso", existe ainda a possibilidade, a de "casar" a venda com o FM ( se for o caso ) ou com a página da emissora na internet. Isso mesmo, o am hoje virou objeto de barganha para venda. Na Capital de São Paulo por exemplo o episódio mais recente é a saída de uma equipe esportiva terceirizada em am para outra emissora em FM. Todas as emissoras que fazem futebol na Capital transmitem em am e fm casos de Globo-CBN ( que fundiu a equipe esse ano para cortar custos e tentar melhorar as vendas), Bandeirantes e Jovem Pan. As outras emissoras já transmitem em FM e mesmo assim cortaram custos como viagens, corte de equipe etc... A fase econômica não está boa, mas é só a gente lembrar que nos últimos anos o am perdeu equipes esportivas próprias como Record 2011, Eldorado-Estadão-ESPN em 2012
Antônio Edson, Éder Luiz e Dalmo Pessoa, cobertura da Copa de 90 na Rádio Bandeirantes |
Fotos: Revista Placar e Blog do Tonicão
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