Pular para o conteúdo principal

A estratégia do Grupo Bandeirantes nos EUA

Por:  Luiz Gustavo Pacete  -  Meio e Mensagem
Mário Baccei, homem forte no Grupo Bandeirantes
Em abril, o Grupo Bandeirantes dá início a uma expansão internacional com sua rede de rádios. A Brasil Radio, em Orlando, na Flórida, transmitirá conteúdo das rádios Bandeirantes e BandNewsFM, além de produzir conteúdo local. Mário Baccei, vice-presidente de rádio do Grupo Bandeirantes, responsável pelas emissoras Band FM, Nativa, Rádio Bandeirantes, Band News FM, SulAmérica Trânsito e Bradesco Esportes FM, fala sobre a estratégia internacional do grupo. “Nosso objetivo é ter uma rede de afiliadas nos Estados Unidos”, diz o executivo que, a despeito do dólar alto e da crise atual, acredita que o investimento no mercado americano trará resultados no médio prazo.
M&M — Como se inicia a expansão internacional do grupo, neste ano? 
Mário Baccei — Estrearemos em abril em Orlando. Eu sempre tive um desejo de sair do Brasil. Sempre falei em abrir rádios nos Estados Unidos e Europa. Mas alguém já me disse: “que graça tem investir em uma rádio sendo que a pessoa pode ouvir na internet?” Eu respondo: “que graça tem o cara estar em outro país ouvindo o trânsito da marginal de São Paulo?” Que graça tem só ouvir informações do teu país natal? Claro que tem importância, mas é necessário mesclar. Por isso, estamos investindo em uma afiliada e não apenas em ter uma rádio na internet.
M&M — Como será a divisão de programação entre conteúdo local e brasileiro? 
Baccei — Teremos 50% de conteúdo que sairá do Brasil e a outra metade local de jornalismo, esporte, trânsito e entretenimento. Minha estrutura comercial será de responsabilidade do Cafifa Media Group, meu parceiro em Orlando. Ele é dono de duas frequências AM 810 e FM 93,1. Ele vai vender e faturar por lá e exportar para o Brasil algum anunciante quando necessário. O mesmo acontece aqui. Vamos vender para marcas brasileiras e, quando necessário, exportar para lá.
M&M — Desde 2012 você fala de ir para os Estados Unidos e Portugal. Por que segurou o projeto e lançou em um momento em que o dólar está alto e o número de brasileiros viajando e investindo diminuiu? 
Baccei — A oportunidade apareceu agora. Não é fácil encontrar um parceiro e encontramos um que conhece o mercado e vai nos ajudar na criação de uma rede. Orlando tem 30 mil brasileiros morando e cerca de 800 mil viajando ao ano, isso é o que importa neste momento. Entendemos as dificuldades econômicas, mas olhamos o longo prazo. Vamos expandir essa rede para Boston, onde há um número significativo de brasileiros. Em três anos, o plano é expandir nossa rede naquele País. 
M&M — Já existem projetos comerciais fechados? 
Baccei — Teremos uma reunião pós-Carnaval para acompanhar o plano comercial. Estamos trabalhando para criar um projeto de incentivo e, inclusive, customizar, ter um naming rights. Aqui no Brasil tem uma série de instituições financeiras com interesse na região. Isso é um desejo, mas não está atrasando o lançamento. É mais uma questão de alinhar os processos. Depois dos Estados Unidos, temos planos para Portugal, estamos conversando com um ex-narrador da casa, Odinei Edson, para ser um parceiro nosso. Portugal será uma porta de entrada para a Europa, mas ainda não há um projeto definido. 
Foto: Celina Figueiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam