Primeira demonstração do rádio FM, nos Estados Unidos, aconteceu no dia 5 de janeiro de 1940, 53 anos após a descoberta das ondas de rádio, por Heinrich Rudolf Hertz.
A data de 5 de janeiro de 1940 é histórico para a comunicação mundial, porque marca o início do rádio FM, como é conhecido até hoje. Nessa data, nos Estados Unidos, era realizada a primeira demonstração do rádio FM do mundo, 53 anos após a descoberta das ondas de rádio, por Heinrich Rudolf Hertz.Porém, o rádio FM já havia sido descoberto muito antes disso, em 1933, quando foi feita a primeira demonstração experimental do sistema, pelo americano Edwin Armstrong.
Uma ressalva: antes ainda de 1933, em 1922, o rádio já era conhecido e, no Brasil, acontecia a primeira transmissão radiofônica, com a fundação da primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade, por Roquette Pinto e Henrique Morize.
A partir de 1940, o rádio FM se consolidou e criou um padrão de programação que se mantém até hoje, com a AM mais voltada à prestação de serviço e ao radiojornalismo, enquanto a FM voltou-se a músicas e comerciais.
Além do alcance do sinal, a principal diferença do rádio que opera em FM – Frequência Modulada para o que opera em AM – Modulação em Amplitude está relacionada à interferência à qual está sujeita a emissora AM, um dos motivos que levou o Brasil a um processo de Migração que se estende desde 2013. A expectativa do setor de radiodifusão é que, com a migração, as rádios AM recuperem a audiência, que foi prejudicada justamente por causa da interferência de sinal e, também, porque não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis.
Confira reportagem da Rádio Câmara.
Confira reportagem da Rádio Câmara.
Fonte: Rádio Câmara - Ana Maria
Comentários
Postar um comentário