O Google lançou no início dessa semana, através de sua plataforma de música em streaming Google Play, uma estação de rádio gratuita com publicidade, somando-se à disputa do mercado de música em streaming.
Cerca de um ano depois de ter comprado o site de música on-line Songza, a Google concebeu sua rádio em streaming seguindo o mesmo modelo: escutar música em função dos gostos, dos estados de ânimo ou da atividade do momento.
A Google lançou duas ofertas para este serviço que por enquanto só está disponível nos Estados Unidos.
A primeira, sem publicidade, se reservado aos assinantes do Google Play, que pagam 9,99 dólares por mês, sem ter que pagar nada a mais por esse serviço.
Os usuários que não assinam Google Play terão acesso gratuito à mesma rádio, mas com publicidade.
O serviço está disponível nas plataformas Android e iOS.
O novo serviço de rádio on-line chega para competir diretamente com outras rádios na internet, como Pandora e Sirius XM, além de serviços de música em streaming como Spotify e Apple Music, apresentado no início desse mês pela fabricante do iPhone.
No contexto do recente conflito entre a Apple e a cantora Taylor Swift sobre as condições de remuneração dos artistas em seu novo serviço de streaming, a Google deixou claro que os artistas cuja música seja transmitida em sua nova rádio on-line serão remunerados.
“Esta rádio propõe uma nova maneira de encontrar música que lhes corresponda – e (dá) aos artistas outra oportunidade de receber uma remuneração”, afirmou a Google em seu blog oficial.
Vários atores disputam o ultracompetitivo mercado da música em streaming, como Deezer, Rhapsody, Rdio e Tidal.
Fonte Abert/Exame - Rádio e Negócios
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