A Abert abriu mais 500 licenças gratuitas para rádios que desejam ter o seu próprio aplicativo para celulares e tablets. A iniciativa é parte do Projeto Mobilize-se, lançado em março pela entidade em parceria com as associações estaduais de radiodifusão.
As emissoras interessadas em ganhar um app exclusivo e personalizado devem acessar o site www.mobilize-se.net.br e preencher um cadastro.
Com as novas licenças, sobe para mil o número de aplicativos financiados pelo Mobilize-se.
Na primeira fase do projeto, em menos de dois meses, 500 emissoras de rádio garantiram gratuitamente os seus apps customizados. Agora, mais 500 terão a oportunidade de oferecer ao ouvinte acesso à programação de rádio em dispositivos móveis.
O aplicativo que a Abert oferece para as rádios associadas é o mais completo do mercado: possui chat ilimitado, permite integração com o público via SMS e redes sociais, e ainda dispõe de espaço para anúncios. Por isso, mesmo algumas emissoras que já faziam uso da ferramenta para interagir com sua audiência optaram pelo app exclusivo do Mobilize-se.
Segundo dados da empresa de consultoria IDC, no primeiro trimestre de 2015, as vendas de smartphones cresceram 33% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um total de 15,6 milhões aparelhos comercializados, Com o resultado, os smartphones representam hoje 95% do mercado total de celulares.
Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, os números revelam que as rádios devem saber aproveitar esse hábito intenso de uso de tecnologia pelos brasileiros e investir em um aplicativo mobile para atender ou mesmo expandir a sua audiência.
“Uma ferramenta interativa facilita e estreita o canal de comunicação com a audiência das rádios. Os apps vieram para ficar e podem beneficiar as emissoras. Definitivamente, o financiamento de aplicativos pela Abert é uma oportunidade que as rádios não podem deixar escapar”, afirma Slaviero.
De acordo com Slaviero, a meta é aumentar consideravelmente o número de emissoras comerciais que possuem apps para dispositivos móveis. Até o início do ano, das 4,6 mil emissoras existentes no país, 1.393 possuíam apps. Dois meses depois do lançamento do Mobilize-se em março, esse número saltou para mais de 1,8 mil. Com as novas 500 licenças gratuitas, as rádios comerciais que fazem uso de apps no país devem chegar a 2,4 mil.
Fonte: Abert
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