Pular para o conteúdo principal

Temos motivos para comemorar o dia do rádio?

  O italiano  Guglielmo Marconi, inventou do rádio
Todos nós sabemos a importância que o rádio tem na vida do brasileiro, seja ele morador de uma cidade pequena ou de uma metrópole. Tentar adivinhar o que será do rádio daqui alguns anos é muito difícil. Ele que predominava antes da chegada dá tv, teve sua morte decretada anos depois, mas seguiu firme e forte atravessando décadas e crises financeiras. É verdade que ele já foi bem mais forte, mesmo assim segue na vida da maioria de todos os brasileiros,  se reinventa a cada dia, a cada nova tecnologia, a cada aplicativo ou sistema de informação. O rádio am vive a expectativa de migrar para o FM, essa sobrevida segundo muitos entendedores pode impulsionar esse senhor de 91 anos. Será que as emissoras, principalmente as mais tradicionais e populares vão se adaptar O sonho de ter um rádio digital deve continuar hibernado, não deve sair do papel tão cedo em virtude da tecnologia, sim ela que tanto mudou o rádio pra melhor chega ser um problema para os engenheiros responsáveis pela digitalização. Assim como os portais de internet e os jornais impressos, acredito que poucas rádios devem conseguir sobreviver, isso se houver investimento em internet (investimento que hoje não dá retorno financeiro), uma boa saída é o  recente exemplo do Jovem Pan Morning Show, com um rádio feito de forma televisiva, quando se ouve a música no rádio se vê pela transmissão em tempo real o clip, uma imagem de qualidade assim como o áudio. Cada vez mais o rádio deve ter  programas  com muita prestação de serviço, entretenimento, qualidade de som, interação, descontração e a tendência como falou recentemente o Tutinha da Jovem Pan, o rádio vai tocar cada vez menos músicas. É uma pena que muitos gestores não conhecem o veículo que trabalham, assim seguem fazendo administrações desastrosas. O grande vilão do atual momento é sem dúvida o baixo percentual destinado pela publicidade no rádio, se  não houver  melhorar em um curto espaço de tempo ( o rádio tem uma pequena fatia de mercado se comparando a outros veículos) o futuro será ainda mais nebuloso, teremos cada vez mais emissoras arrendando horários  ou toda a programação para líderes religiosos, ou políticos com carreiras questionadas, vale a exceção para rádios que possuem aporte de investidores estrangeiros, ou grande conglomerados de comunicação. A verdade é que o rádio vive sim uma crise, e a cada ano que passa ela vai aumentando, marcas fortes começam a cortar funcionários, renegociam salários, não se preocupam mais com  qualidade, trocam nomes tradicionais por novos profissionais do dia para a noite, ou congelam a vaga, diminuem investimento, no caso do departamento de esportes, aumentam o off-tube, não viajam ou entram em rede com outras rádios. O rádio mudou, e mudou muito. Um bom vendedor  é mais valorizado que um bom comunicador, repórter, operador etc...  Mesmo assim, seja  com prefixo fixo, web ou pelo aplicativo mesmo, vamos seguindo te amando enquanto você tiver força, watts ou bateria. Viva o Rádio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam