Pular para o conteúdo principal

Rádios piratas bolivianas lutam para sair da clandestinidade

Por Ricardo Rossetto - Veja SP 
Alan Gutierrez e Paulo Eduardo Queirós
 da rádio Nueva América
 O combate às rádios piratas representa uma eterna dor de cabeça para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mantidas no ar sem regulamentação, elas podem causar interferência na navegação de aviões, em celulares e na comunicação dos bombeiros e da polícia. Somente em 2013, o órgão fechou 36 estações ilegais no Estado. O problema ampliou-se recentemente na capital com a proliferação das emissoras bolivianas: já são catorze. Com transmissão exclusiva em espanhol (confira as principais no quadro abaixo), elas prestam serviços como ofertas de emprego, informam sobre os processos para a obtenção de documentos no Brasil e ajudam na divulgação de festas da comunidade. Apesar da fiscalização, que fecha os negócios e apreende os equipamentos usados nas transmissões, muitas ressurgem tempos depois. É o caso da Infinita, lacrada cinco vezes nos últimos nove anos. Na semana passada, porém, ela estava novamente em operação. 
O combate às rádios piratas representa uma eterna dor de cabeça para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mantidas no ar sem regulamentação, elas podem causar interferência na navegação de aviões, em celulares e na comunicação dos bombeiros e da polícia. Somente em 2013, o órgão fechou 36 estações ilegais no Estado. O problema ampliou-se recentemente na capital com a proliferação das emissoras bolivianas: já são catorze.  Com transmissão exclusiva em espanhol (confira as principais no quadro abaixo), elas prestam serviços como ofertas de emprego, informam sobre os processos para a obtenção de documentos no Brasil e ajudam na divulgação de festas da comunidade. Apesar da fiscalização, que fecha os negócios e apreende os equipamentos usados nas transmissões, muitas ressurgem tempos depois. É o caso da Infinita, lacrada cinco vezes nos últimos nove anos. Na semana passada, porém, ela estava novamente em operação. Uma das peculiaridades do negócio é que alguns dos integrantes do movimento legalista estão por trás das rádios piratas. Gutierrez, por exemplo, divide seu tempo entre o emprego de agente comunitário de saúde e a apresentação diária do programa Esporte Total, às 19horas, na rádio Nueva America, que funciona em seu próprio apartamento, no Bom Retiro, e só transmite pela internet. Pioneiro na área, Gutierrez começou sua trajetória em 2002, no telhado do antigo Edifício São Vito, no centro. Ali foram fundadas as estações Sudamérica e Expressão Latina, precursoras na colônia e fechadas no ano seguinte pela polícia. “Eu subia 24 andares a pé e ficava agachado enquanto falava, porque o lugar era apertado”, recorda. Sua paixão pelo tema motivou o filho Alan, de 14 anos, e um colega, o brasileiro Paulo Eduardo Queirós, de 13, a criar o programa What da Game?, sobre tecnologia, games e quadrinhos, no ar às 16 horas das segundas, quartas e sextas. 
Arte: Veja SP
Foto: Lucas Lima - Veja SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam