Jornal Nacional é uma das referências entre os telejornais brasileiros |
Estudo realizado a pedido do Governo Federal traz um retrato sobre o uso dos meios de comunicação no país inteiro 89% da população tem o hábito de se informar sobre o que acontece no Brasil pela televisão.
Pesquisa do IBOPE Inteligência para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), divulgada no dia 7 de março, mostra como e onde o brasileiro busca informação atualmente. Esta pesquisa descreve hábitos genéricos de uso de mídia e utiliza declarações espontâneas, que refletem principalmente as lembranças da população sobre o consumo dos meios. Ela não pode ser comparada às pesquisas realizadas pelo IBOPE Media, que estimulam as diferentes formas, os momentos de consumo e os nomes dos veículos com o objetivo de identificar com maior precisão as características e a duração da exposição do entrevistado a cada um deles.
Segundo a pesquisa, 89% da população tem o hábito de se informar sobre o que acontece no Brasil pela televisão, o que torna a TV o meio de comunicação mais utilizado para a busca de informações sobre o país. O rádio aparece em segundo, com 30% das citações, seguido pela internet (29%), jornal impresso (8%) e revista impressa (1%).
Confiança – As notícias dos jornais impressos são as que apresentam o maior nível de confiança dos brasileiros: 53% dos que utilizam esse meio confiam sempre ou muitas vezes em suas notícias. O rádio e a TV aparecem na sequência, citados por 50% e 49% dos entrevistados, respectivamente.
Blogs apresentam o menor nível de confiança (22%). Em posição pouco melhor aparecem as redes sociais (24%) e os sites (28%).
Os jornais também lideram na confiança em publicidade. Quase metade (47%) dos entrevistados que utilizam esse meio dizem confiar sempre ou muitas vezes nos anúncios. Novamente televisão e rádio empatam na segunda colocação, com 42% das citações.
O IBOPE Inteligência entrevistou 18.312 brasileiros, em 848 municípios, entre 12 de outubro e 6 de novembro de 2013. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
Fonte: IBOPE
Foto: Reprodução
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