Sempre colocamos aqui todos os meses a medição da audiência esportiva ( segundo o IBOPE) tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro. É bem verdade que muitos leitores e até diretores das emissoras questionam a metodologia dessas medições e não concordam com os números apresentados. Em geral a pesquisa agrada quem lidera e faz quem vem na sequencia questionar, isso acontece em todos os segmentos e tanto faz ser o instituto a ou b.
Conseguimos o levantamento de uma pesquisa realizada pelo Ipsos, estudos *Marplan EGM, que confirma a liderança da Rádio Jovem Pan entre janeiro a dezembro de 2012. A Jovem Pan am + fm* (*quartas e domingos) foi a emissora que teve mais ouvintes no segmento esportivo/futebol do ano passado. A pesquisa incluiu as principais emissoras do segmento jornalístico/all news. Trata-se de um estudo diferente do IBOPE, que apresenta uma pesquisa mais detalhada como por exemplo: Bola Rolando, Jornada esportiva e programas esportivos. Confira o resultado:
Número de ouvintes - Futebol
1º Jovem Pan am+fm* - 868,6 mil ouvintes
2º Bandeirantes am+fm - 399,9 mil ouvintes
3º CBN am+fm - 327,8 mil ouvintes
4º BandNews FM - 216,0 mil ouvintes
* Marplan é uma pesquisa de mídia feita pelo grupo Ipsos de pesquisa, que é um dos líderes globais no fornecimento de pesquisas em marketing, propaganda, mídia, satisfação do consumidor e pesquisa de opinião pública e social. O Marplan relaciona os hábitos de mídia (ler revista, jornal, assistir televisão, etc.), com os hábitos de consumo (que marca de ténis eu uso, qual o carro que ando, etc.), e com estes dados o mídia pode decidir o melhor meio para o seu cliente. A pesquisa é trimestral, reúne dados dos meios, revista, jornal, TV, rádio, internet, teatro, cinema, mobiliário urbano, outdoor. Acontece através de um questionário feito “face to face” (face a face) e é muito utilizada para os meios impressos.
Comentários
Postar um comentário