Pular para o conteúdo principal

Pesquisa aponta quais são os ritmos preferidos dos ouvintes de rádio no Brasil

46% dos ouvintes de  rádio escutam
 MPB e 31%, rock.
Os ouvintes de rock e MPB têm muito em comum, segundo dados do estudo Tribos Musicais, desenvolvido pela área de Learning & Insights, do IBOPE Media. De acordo com o levantamento, 47% dos ouvintes de rádio escutam MPB e 31%, rock. Mas quando analisado as afinidades entre os estilos, os dados demonstram que entre os roqueiros, 70% também escutam MPB, enquanto apenas 47% dos ouvintes da música popular brasileira apreciam rock. As semelhanças entre os dois grupos se estendem ainda às classes sociais, com predominância da classe AB entre os admiradores dos dois estilos. No grupo dos roqueiros, 52% pertencem a essa classe, percentual que entre os ouvintes de MPB é de 46%. A escolaridade é outro fator em comum aos públicos dos dois estilos. Entre os roqueiros, 13% superior e 7% pós-graduação. No grupo dos amantes de MPB, essa proporção é rigorosamente igual: 13% e 7%, respectivamente. 
Sobre a pesquisa 
O estudo Tribos Musicais apresenta dados do Target Group Index, estudo realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas. Filtro: Ouviu rádio nos últimos 7 dias.
58% escutam sertanejo e 44%
 ouvem samba e pagode
Outros  dados do Target Group Index, do IBOPE Media, apontam que 73% da população das principais capitais e regiões     metropolitanas brasileiras escutam rádio com frequência. Entre os ouvintes, 58% escutam sertanejo e 44% ouvem samba e pagode. Mas apesar de diferentes, esses dois estilos apresentam pontos em comum quando analisado os públicos que atraem. É o que indica o estudo Tribos Musicais, desenvolvido pela área de Learning & Insights, do IBOPE Media. De acordo com o levantamento, a classe social e a idade têm forte influência entre esses estilos musicais. A maioria dos ouvintes de sertanejo e samba/pagode é da classe C e tem entre 25 e 34 anos. Além disso, 81% dos que ouvem samba/pagode também escutam sertanejo. Já entre os ouvintes de sertanejo, 61% apreciam samba. Com relação aos hábitos de lazer, as preferências entre os dois grupos também apresentam semelhanças: 39% dos ouvintes de samba e pagode participam de churrascos com frequência,  entre os sertanejos cai para 37%. 
Sobre a pesquisa 
O estudo Target Group Index é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas. Filtro: Ouviu rádio nos últimos 7 dias.
Fonte: IBOPE Média
 Fotos: Banco de Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam