O ComScore funciona como uma espécie de “Ibope” da audiência online das rádios do país. O instituto audita o número de visitantes únicos, em vez de ouvintes, e é o número que o mercado usa para colocar seus anúncios. Os números de outubro repetem, com poucas variações, o que vem ocorrendo ao longo do ano: duas das três rádios do SGR (Sistema Globo de Rádio) ocupando as duas primeiras posições do ranking. A exemplo do que ocorre em outros países, há um movimento das rádios no Brasil, liderado pelos proprietários da Jovem Pan, para que se somem as audiências online e dial. É só uma questão de tempo, até porque as rádios, cada vez mais, estão sendo consumidas via computador, celular e tablet.
A aposta dos especialistas é a de que, em menos de dois anos, a audiência online supere a do tão querido e já saudoso rádio de pilha.
Ranking da audiência digital do mês de outubro de 2013
1º Rádio Globo 2.961 milhões
2º CBN 1.120 milhão
3º Jovem Pan FM 915 mil
4º Rádio Atlântida RS 812 mil
5º Rádio Gaúcha 732 mil
6º Rádio Atlântida SC 654 mil
7º Jovem PAM AM 628 mil
8º Beat 98 517 mil
9º Antena 1 - 291 mil
10º Itatiaia 268 mil
11º FM O Dia 237 mil
12º Cidade 184 mil
13º Itapema RS 180 mil
14º Farroupilha 176 mil
15º 89 FM 176 mil
16º JB 171 mil
17º Transamérica 148 mil
18º Alpha FM 144 mil
19º Mix FM Rio 135 mil
20º Tupi 120 mil
fonte: Rádio de Verdade e ComScore
Comentários
Postar um comentário