Desafios dos correspondentes internacionais e do jornalismo investigativo fecham 2ª edição do mídia.JOR
Correspondentes Internacionais e a difícil missão de "descobrir" o Brasil |
Jornalismo Investigativo
Cabrini fez duras críticas aos dirigentes e empresários do futebol brasileiro |
No período da tarde, o painel que abordou o jornalismo investigativo contou com a presença de Roberto Cabrini, jornalista do SBT, Sérgio Lírio da Revista Carta Capital e Rubens Valente da Folha de São Paulo . Foi um dos melhores encontros do seminário mídia.JOR, a rico nos detalhes da produção das matérias investigativas em TV, jornal e revista. Cabrini pois o dedo na ferida quando destacou os programas que envolveram a paixão nacional, o futebol. O jornalista que hoje está no SBT começou a carreira em Piracicaba como jornalista esportivo e hoje é um dos mais respeitados profissionais do segmento. Além de apresentador Cabrini é também editor-chefe do programa e comanda mais de 20 profissionais que produzem um conteúdo que precisa ser relevante, ter qualidade e para uma teve aberta, não basta pensar somente pelo Ibope, mas é claro que se ele não for satisfatório, o programa pode ser afetado. O trabalho de investigação leva tempo e a equipe tem que achar uma forma para se programar e fazer e produção de vários programas, pois o jornalismo investigativo é caro pode levar tempo. Para Cabrini, o jornalismo investigativo se tornou uma grande esperança para pessoas que precisam de ajuda e não confiam no serviço público: “O jornalismo só faz sentido quando você consegue melhorar a vida das pessoas”. Entre as várias matérias citadas pelo jornalista, destacamos a série: “Porões do Futebol” que rendeu dois programas no Conexão Repórter que divididos em cinco blocos que trouxe toda sujeira infiltrada nos porões do futebol (segue trecho de um dos programas abaixo).
Cabrini lembrou que o fato de muitos questionarem a convocação do atleta y para a seleção, ou a contratação de outro atleta pelo clube x, foi enfático e falou a verdade que a maioria dos "entendidos" pelo futebol desconfiam: “O futebol se transformou em uma indústria do dinheiro, os dólares e os euros falam mais alto na seleção brasileira e nos clubes. O interesses fala mais alto para a maioria dos dirigentes, empresários e agentes de jogadores”.
Parabéns a todos os profissionais da Revista Imprensa que realizaram o Segundo Seminário de Jornalismo do mídia.JOR - contou com o patrocínio da Oi, apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ.
Fotos: Alf Ribeiro e Divulgação
Fotos: Alf Ribeiro e Divulgação
Comentários
Postar um comentário