Nesta semana, a BandNews FM apresenta uma série especial sobre o destino do lixo no Brasil, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A rede de rádio, presente em oito capitais, foi mobilizada para investigar práticas adotadas em diferentes pontos do país e do mundo para melhorar o caminho dos resíduos, desde a coleta até os depósitos ou usinas de reciclagem. As equipes de reportagem mostram ideias bem sucedidas e inspiradoras para lidar com o que não queremos mais.
Um condomínio de São Paulo trouxe de fora e está aplicando o “sistema pneumático”, que recolhe os resíduos automaticamente. Trinta cidades do mundo, como Barcelona e Estocolmo, já aderiram à prática, que funciona da seguinte maneira: o indivíduo separa o lixo em três compartimentos, de resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis. Cada material vai para uma tubulação subterrânea separada e depois é levado para a sua destinação correta, usinas que geram energia com material orgânico, centrais de triagem ou aterros.
Além disso, pelo Brasil afora outras táticas refletem ou incentivam mais consciência da população. No Rio Grande do Sul, uma empresa que gera energia troca o lixo dos clientes por descontos na conta de luz. Em Belo Horizonte, o gás metano emitido por um aterro desativado vira energia que abastece 20 mil casas. E Curitiba mostra como consegue manter um dos sistemas de coleta seletiva mais elogiados do país.
A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE
Comentários
Postar um comentário