Parte da equipe de esporte líder de audiência na cobertura do futebol |
A trajetória de sucesso e a liderança em audiência da Rádio Itatiaia, especialmente nas coberturas do futebol, são destaques da última edição da revista Veja BH, que estampou a Rádio de Minas na capa da publicação desta semana. A história de 61 anos da emissora foi ressaltada como um caminho que começou com um sonho do jornalista Januário Carneiro, até se transformar no fenômeno que alcança, em média, 114.000 ouvintes por minuto.
Ao abordar os números das Jornadas Esportivas, a Veja mostrou a hegemonia da Itatiaia. São quase 360 mil ouvintes a cada 60 segundos, ou seja, 95% dos radinhos ligados na Grande BH durante a transmissão dos jogos de futebol estão sintonizados na Rádio de Minas.
Líder incontestável na frequência AM desde os anos 70, a Itatiaia busca agora o primeiro lugar em audiência também em FM. Entre os meses de agosto e setembro do ano passado, segundo o Ibope, a emissora chegou a ultrapassar a Liberdade FM, que conseguiu recuperar a dianteira nos meses seguintes. No entanto, novas pesquisas indicam que a Itatiaia vem se mantendo na cola da líder.
Em entrevista à revista, o presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, comentou sobre a necessidade de passar a transmitir a mesma programação também em FM há pouco mais de uma década. "Os novos aparelhos portáteis começaram a sair das fábricas só com FM. Isso fez a gente se mexer", explica. Na ocasião, a Itatiaia mantinha em FM uma programação musical voltada para a classe A que, apesar da boa audiência, foi tirada do ar.
Apesar de surpreender a concorrência ao levar para o FM o estilo consagrado na AM, a família Carneiro conseguiu provar, com o tempo, que a estratégia foi certeira, uma vez que, atualmente, a AM representa apenas 10% da audiência total. Agora, a emissora mineira volta suas atenções para as novas tecnologias, conforme explicou à Veja BH o diretor de mercado, Carlos Rubens Doné. Desde 2010, a rádio conta com aplicativos para smartphones e, agora, trabalha na modernização do seu site. "Temos muitos ouvintes que só usam computador e celular", afirma Doné.
Independentemente do caminho que as ondas da Itatiaia vão seguir para alcançar os ouvintes, a programação de esportes teve grande ênfase na reportagem, como o grande atrativo para o público. Dos cinco programas diários dedicados ao esporte, a Turma do Bate-Bola é destaque por ser campeão de audiência dos dias úteis. Mais de 200 mil ouvintes por minuto com o radinho sintonizado entre 18h e 19h. O presidente da emissora, que também apresenta o programa lembra "Não dou só notícia, dou opinião", diz Emanuel Carneiro.
Fonte: Veja BH
Foto: Victor Schwaner/Odin)
Comentários
Postar um comentário