Pular para o conteúdo principal

Ondas Curtas - 41

* A coluna dá os parabéns para a Rádio Jovem Pan AM. Primeiro pelo fato da tradicional emissora ter adquirido, os direitos de transmissões da Champions League nessa reta final e assim "salvar" os ouvintes de rádio que podem acompanhar as partidas que acontecem no período da tarde durante a semana. Segundo, por ter abraçado a campanha que pede o fim da maioridade penal. Depoimentos de autoridades e familiares de vítimas de crimes cometidos por menores são veiculadas ao longo da programação sempre acompanhadas dos ótimos editoriais que refletem a opinião da maioria dos brasileiros. 

O repórter da Jovem Pan da Europa, Felipe Rocha (ex- Globo e CBN) irá acompanhar direto de Londres (Wembley Stadium) a grande final da Liga dos Campeões no dia 25 de maio. 

Bradesco Esportes FM e a Web ESPN, também são opções para os ouvintes quando o assunto são os jogos da Champions League. 



* A inovadora e "estranha" forma da rádio Estadão de cobrir jogos não pode ser chamada de transmissão esportiva. 
O âncora Weber Lima até que se esforça, mas a ausência de um narrador deixa todo mundo perdido no decorrer dos jogos, principalmente o ouvinte. 
Aos poucos novos profissionais são contratados, além de Weber Lima (âncora), e Katya Ângelo (produtora), o departamento de esportes da emissora conta com o agora repórter Douglas Araújo (ex-Tribuna FM de Santos) - Felippe Facincane, plantão esportivo (ex-105 FM), os ex- jogadores Zetti, que optou em sair da Bradesco Esportes FM e Wiliam "Capita" Machado, ex- jogador do Corinthians são os novos comentaristas contratados.
Outros integrantes devem chegar, mas tudo indica que a opção será por ex-jogadores e não jornalistas.
Talvez a  opção por esse formato tenha haver com o alto valor pedido pela TV Globo nos direitos de transmissão da Copa das Confederações e na Copa do Mundo. A emissora não adquiriu os direitos, e tudo indica que esse seja um dos  motivos de não ter contratar narradores. A rádio de "Quem quer Saber ?" está perdendo a grande oportunidade de aumentar a sua audiência, já que a equipe é boa.


* Na última semana, Grupo Estado anunciou oficialmente o formato e os projetos para a cobertura de esportes, incluindo planos comerciais. Desde sua inauguração, a principal parceira de nome e de cobertura esportiva costumava ser a ESPN, mas o acordo foi desfeito no final de 2012. A nova estratégia deverá preencher espaços abertos no dial da Estadão após o fim da parceria. 


* A partir de hoje (29/04) até a próxima sexta (03/05), a Rádio Bandeirantes (AM 840 kHz e FM 90,9 MHz - São Paulo/SP) exibe a segunda rodada da série de reportagens "Assaltódromos", em que o repórter Claudio Junqueira vai visitar cinco pontos de furtos ou assaltos frequentes indicados pelos ouvintes. As reportagens podem ser ouvidas ao longo da programação da rádio, nos programas "Primeira Hora", "Jornal Gente", "Manhã Bandeirantes", "Jornal da Hora", "Jornal em Três Tempos" e "Jornal de Amanhã".



* Grande emissoras de rádio seguem optando pelas transmissões em estúdio (off-tube). Para os comentaristas a coluna acredita que pelos recursos tecnológicos apresentados, essa opção até que ajuda, mas com certeza para narradores e repórteres a coisa é bem diferente. 


* Não bastasse a revolta com o "Cacique Rei", agora é a vez da coordenação causar indignação em 95% do departamento esportivo de uma importante e tradicional  rádio em São Paulo. 


* Esfriaram, mas não terminaram as conversas/negociações entre ESPN e Rádio Capital. 


* "Fala Sério!" esse é o nome do  quadro apresentado pelos jornalistas Rômulo Mendonça e Alexandre Oliveira no site da ESPN, tudo é claro com muito bom humor. Sensacional (ver aqui). 


O jornalista Roberto Cabrini do "SBT Repórter" é o convidado de hoje dos "Grandes Encontros" que é promovido pela Aceesp (Associação de Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) em parceria com a Tracto. O evento acontece a partir das 19:30 na sede da entidade, não há mais vagas disponíveis.


Também hoje, só que a partir das 20h30, a Rádio Eldorado (FM 107,3 – SP) abre a série Grandes Encontros Olímpicos 2013. Na 1ª edição deste ano, a rádio contará com o cantor e compositor Nando Reis e o mesatenista brasileiro Hugo Hoyama. Os dois vão dividir histórias sobre música e a prática esportiva. O evento será no Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto Grandes Encontros Olímpicos será transmitido ao vivo na programação da emissora do Grupo Estado, em FM 107,3 e também na página da Eldorado no Facebook.
Informações aqui.


* Finalmente estreia hoje as 11:30 o programa "Bola Dividida" (nome não confirmado) na Rede TV, o comando será de do experiente narrador Silvio Luiz e terá participações dos comentarista Juarez Soares (China) Luiz Ceará, e da ex-miss Brasil Priscila Machado que é jornalista diplomada.


* Acontece hoje mais um programa especial em comemoração ao 10º aniversário do programa "Bem Amigos" do SporTv. Apresentado por Galvão Bueno, o programa terá participação de Ronaldo Fenômeno e da cantora Daniela Mercury. 


*Seguem abertas, até 29 de junho, as inscrições para a quinta edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. Com o objetivo de descobrir novos talentos Informações clique aqui 
O resultado será divulgado no dia 1o. de outubro, data de aniversário da CBN. 


* No próximo dia 11 de junho acontece o almoço de lançamento da 11ª Edição do Prêmio Comunique-se. A organização promete um edição especial e um tema  surpreendente. O importante e tradicional  prêmio é conhecido como o Oscar do Jornalismo Brasileiro. A entrega está marcada para o dia 24 de setembro.

Comentários

  1. Sim, Cheni, o nome "Bola Dividida" foi confirmado, já anunciado em chamadas nos intervalos e dentro de outros programas desde a última sexta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Cheni,
    Você tem razão, equipe da Rádio Estadão é muito boa a partir do jornalismo geral passando pelo esportivo. Concordo com voce sobre o produto que ela coloca no ar. Não é uma transmissão esportiva. Se enquadra mais como um Debate Esportivo. A rádio tem bom som, ótimo jornalismo geral e porque não quer narrar o futebol. Isso qaue estão fazendo não é inovação, isso se chama invenção que não deu e nem dará retorno. Então que pare com o que está fazendo. Outra ooisa, ainda ontem não fizeram o jogo do São Paulo. E convenhamos comprar a Copa do Mundo e das Confederações para colocar essa brincadeira que estão fazendo no ar é o mesmo que jogar o dinheiro na latrina. É bom o Grupo Estadão acordar para ver que o cara que inventou isso aí não é do ramo.
    Carlos Ribeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam