O Grupo Bandeirantes de Comunicação está fazendo uma justa homenagem ao jornalista José Paulo de Andrade (71), que está completando 50 anos de Rádio Bandeirantes.
Zé Paulo, como também é carinhosamente conhecido é um dos funcionários mais antigo no Grupo, ele começou sua carreira profissional em 1960, aos 18 anos, como rádio-escuta do plantão esportivo da Rádio América, de São Paulo. Tinha paixão pelo futebol e assim aliava o prazer ao trabalho, mas gostava também de estudar.
Em 1962, prestou o vestibular da FUVEST para estudar Direito na USP, cuja faculdade era então conhecida como Faculdade São Francisco, e ingressou. Mas acabou por trancar o curso devido ao seu trabalho, já então intenso, no rádio.
Em 1963, após 1 ano na Rádio América, transferiu-se para a Rádio Bandeirantes, onde passou a ser locutor esportivo. E exerceu essa função por 14 anos. Depois passou para o jornalismo em geral, e se tornou apresentador e comentarista na rádio Bandeirantes. Apresentou os importantes programas jornalísticos: "Titulares da Noticia"; "Jornal de São Paulo"; "Rede Cidade'; "Band Cidade"; "Entrevista Coletiva". Mas o mais importante de sua carreira profissional foi o programa "O Pulo do Gato", que estreou em 1973 (2 de abril) e está há quase 40 anos no ar, ininterruptamente, sendo recordista no rádio brasileiro, com mesmo apresentador e mesmo horário. José Paulo de Andrade também foi o sucessor do saudoso Vicente Leporace, que fazia "O Trabuco". E em 1977 se tornou apresentador do "Jornal da Bandeirantes Gente", outro sucesso de audiência e de prestígio do rádio brasileiro, permanecendo há 33 anos no ar com o mesmo trio que lhe deu início, Salomão Ésper, Joelmir Beting e o próprio José Paulo de Andrade.
Ele faz aparições também na Rede Bandeirantes de Televisão, principalmente atuando em debates políticos. É considerado por todos, como um dos principais jornalistas do rádio e da televisão brasileira.
Em 2009, foi eleito pela revista Veja SP como uma das pessoas que são a cara de São Paulo.
Parabéns ao grande âncora do rádio do Brasil. Essa é uma justa homenagem do Grupo Bandeirantes de Comunicação a um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.
Dados: Wikpédia
Foto: Divulgação
Caro Cheni, antes de tudo, parabéns pelo seu ótimo blog, de qualidade e senso jornalístico preciso. Muito importante para quem ama o rádio como eu amo. Duas pequenas correções neste seu post. A FUVEST teve o seu primeiro vestibular em 1977. Em 1963, a Faculdade de Direito da USP tinha um vestibular próprio. Poucos anos depois, e até 1976, inseriu-se dentro do vestibular do CESCEA (na época em que havia também MAPOFEI e CESCEM). Segundo reparo: O Jornal Gente foi quem sucedeu a O Trabuco, tão logo Leporace faleceu.
ResponderExcluirOlá anônimo.
ResponderExcluirMuito obrigado por suas observações, que por si, já serve como errata.
Passe sempre pelo BLOG.
Abraço.
Não há de quê. Espero muito sucesso para você não somente em seu blog, mas como repórter da Rádio Capital e demais atividades.
Excluir