Narradores do gol corintiano |
O gol do peruano Paolo Guerrero, garantiu o título do Mundial de Clubes Fifa ao Corinthians após a vitória de 1 a 0 diante do Chelsea, no último domingo (16), não sairá tão cedo da cabeça dos fanático torcedores da equipe paulista. Além das imagens do tento de cabeça, a forma como o gol foi narrado pelos principais veículos de comunicação do Brasil.
Abaixo, o Vírgula, separou algumas narrações como exemplo: Nilson César, da Jovem Pan, Hugo Botelho, da Bradesco Esportes, Oscar Ulisses, da Rádio Globo, Everaldo Marques, da Estadão/ESPN, Leandro Bollis, da 105 FM, Éder Luiz, da Transamérica, e José Silvério, da Rádio Bandeirantes, deram seu tom de emoção ao gol histórico. Enquanto que Ernesto Teixeira, puxado de samba da Gaviões da Fiel, soltou a voz na transmissão parcial da rádio corintiana. Confira as principais narrações das rádios paulistas:
Até a manhã de hoje, a enquete colocava o narrador Hugo Botelho, da Bradesco Esportes Fm com 53%, uma larga vantagem para o segundo colocado, ninguém menos que Galvão Bueno da TV Globo que tem 10%. José Silvério - Rádio Bandeirantes tem 8%, Nilson César - Rádio Jovem Pan com 7%, Éder Luiz - Transamérica tem 6%, Everaldo Marques da Estadão/ESPN com 6%, Oscar Ulisses da Rádio Globo tem 5%, Leandro Bollis da 105 FM com 3% e Ernesto Teixeira da Rádio Coringão com 2%.
Para participar da enquete do site,o internauta pode clique aqui: http://migre.me/crPZx
Fonte: Site Vírgula e Audio Corinthians
Foto: Papo de Bola
Fico triste com o que está acontecendo no rádio carioca, temos alguns grandes narradores por aqui, como Garotinho, Penido e Edson Mauro, mas de uns tempos pra cá as emissoras tem "paulistizado" o rádio do Rio. A CBN tem o robótico Evaldo Jose nas transmissões "cariocas" e os horrorosos Marcelo Gomes e Deva nas transmissões de SP pro Rio. A Tupi colocou o fanho Jota Santiago no lugar do Penido como 1º narrador e a Bradesco Esportes tem os péssimos Freitas Neto e Hugo Botelho. Tanto na Bradesco quanto na CBN é difícil ouvir os jogos, só ouço na Bradesco quando é o Garotinho, na CBN só ouço o pré-jogo, o intervalo e o pós-jogo, os comentaristas são ótimos, mas os narradores, especialmente os três citados acima, são de matar qualquer transmissão.
ResponderExcluirDigo que estão paulistizando o rádio carioca não pelo sotaque, que honestamente nem incomoda, mas pelo jeito afetado demais de narrar. O José Silvério é muito, mas muito, estranho narrando, parece uma pessoa com sérios problemas mentais imitando um narrador. E o Hugo Botelho parece querer copiá-lo. O Oscar Ulisses é outro que me irrita muito, não consigo nem ouvir o ponte aérea que fazem à tarde na Globo AM/FM quando ele participa, mesma coisa o Deva e o Evaldo. O José Silvério ao menos fala bem. Como amante do rádio sempre fui adepto da teoria que para trabalhar em rádio tem que ter a voz no mínimo agradável.
Gosto muito das narrações do Téo José e do Éder Luiz (na F1 eles são demais), pena que erradiem tão pouco pro Rio, são opções bem interessantes quando não são Penido, Garotinho ou Edson Mauro narrando.
As tradições de rádio esportivo são bastante diferentes em cada estado, e a Rádio Globo aprendeu isso na marra. Acho que a Bradesco e a CBN também precisam entender isso. A questão não é falar poRta, poita ou Porlrlrlrlrlta, mas os afetamentos nas narrações. Curto muito ouvir a Itatiaia e a Gaúcha, escolas bem diferentes de Rio e SP, mas me identifico mais com as narrações limpas - mais cariocas - do trio da Bradesco e da Globo. Por que as emissoras não regionalizam de novo as transmissões?
Sei lá, já falei muito. Mas precisava desabafar. Sei que muitos vão discordar, mas isso faz parte.
Claramente existe uma campanha pelo Hugo Botelho, com vários amigos dele no Facebook votando e postando comentários positivos. Mas dá pra perceber que não são isentos, até porque ele errou na narração, disse que o Cech fez a defesa, quando na verdade a bola bateu no zagueiro no chute do Danilo. Há outras narrações melhores.
ResponderExcluirConcordo com o Livio Luna.Eu tbm sou um amante do rádio,mas hoje em dia está cada vez mais ouvir,já não suporto a maioria dos narradores.O Rádio precisa de uma renovação urgente,temos que ter respeito por esses grandes nomes ,mas pra maioria já deu o tempo.Silvério,Oscar e mais uma meia dúzia ai.Já em Relação a melhor narração me arrepiei com a do Everaldo Marques da Estadão ESPN,quem ouviu ele nas semi final da libertadores contra o Vasco narrando o gol do Paulinho? (terremoto no Pacaembuuuuu) foi épico!
ResponderExcluir