|
Exposição vai até abril de 2013 |
Um dos personagens mais xingados no mundo do futebol em todos os tempos, protagonista das maiores polêmicas e bate-bocas nos campos, figura mítica do embate entre dois times, o juiz terá seus dias de celebridade também fora dos estádios, transformando-se em alvo de todas as atenções no Museu do Futebol, nos próximos meses. A instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu, vai unir ciência, futebol e história para mostrar como o ofício de árbitro e de auxiliar é complexo, desafiador e propenso ao erro. A exposição Será que foi, seu juiz? tomará uma área de 300m2 logo na entrada do museu, de 6 de novembro a 7 de abril, para que cada visitante seja juiz também. A mostra conta com patrocínio de adidas, Novelis e Sabesp, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
“Com ajuda de experimentos físicos, vamos mostrar como é difícil o juiz acertar em campo. Há inúmeras ilusões de ótica, por exemplo, que interferem na avaliação do árbitro e de seus assistentes no instante da jogada. A mostra também vai, é claro, rememorar em vídeo erros históricos de arbitragem, que até hoje provocam polêmica”, diz Clara Azevedo, diretora de Conteúdo do Museu do Futebol.
Ao mesmo tempo lúdica e didática, Será que foi, seu juiz? convida o público a viver experiências que mostram como a mente humana é influenciada por interferências externas. Já na entrada, há uma imagem gráfica que só é vista em total perfeição de um ponto específico. Logo em seguida, um labirinto espelhado conduz o visitante até a sala de exposição, onde encontra-se uma série de experimentos de ilusão de ótica ou simplesmente brincadeiras, que mostram fenômenos corriqueiros que atrapalham o trabalho do juiz em campo.
Ali também estão os vídeos com polêmicas históricas de arbitragem, uma linha do tempo contando detalhes de como a atuação do juiz foi ganhando espaço desde que ele entrou oficialmente em campo, em 1891, na Inglaterra, e até mesmo a chance de testar o jogo usado pela Fifa para treinar árbitros em todo o mundo.
"Esta exposição brinca com o fato de que tudo o que vemos não é necessariamente real”, diz Leonel Kaz, curador do Museu do Futebol.
Serviço:
Exposição “Será que foi, seu juiz?”
De 6 de novembro de 2012 a 7 de abril de 2013
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, s/n CEP 01234 - 010
Horário de visitação do Museu: de terça a domingo, das 9h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848
Informações: www.museudofutebol.org.br
Twitter: @_museudofutebol
Facebook: ww.facebook.com/museudofutebol
Comentários
Postar um comentário