Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Ipsos Marplan traça o perfil das torcidas de futebol no Brasil

Flamengo segue como a maior torcida do Brasil
A pesquisa Ipsos Marplan realizada no primeiro trimestre de 2012 apontou as cinco maiores torcidas brasileiras. O time corinthiano se destaca em primeiro lugar com 19% dos torcedores e logo em seguida vem o Flamengo com 18%. O São Paulo tem 10% dos torcedores e os palmeirenses somam 6%. De volta ao Rio de Janeiro, Vasco da Gama aparece com 5% da preferência. Na arquibancada – Quando o time entra em campo, corinthianos e flamenguistas são os mais assíduos em partidas de futebol. 14% dos torcedores dos dois times costumam ir aos campeonatos de futebol. Em segundo lugar, estão os são-paulinos (7%), seguidos pelos torcedores do Vasco da Gama (5%). A nação corinthiana é ainda mais fiel quando o assunto é futebol de salão: 41% dos torcedores costumam ir aos jogos disputados em quadras. Fora do gramado, o futebol de areia/praia também se destaca: 27% dos corinthianos e 25% dos flamenguistas vão aos jogos. Para se informar sobre os gols do time, a TV aberta é o meio número um para todos torcedores. Quando a telinha não está ligada, corinthianos (24,3%), são-paulinos (27,9%) e palmeirenses (21,5%) optam pela Internet. Já no Rio de Janeiro, flamenguistas (24,5%) e vascaínos (32,9%) preferem o jornal. Fora dos gramados - As cinco torcidas são unânimes ao apontar que o assunto que mais buscam são as atualidades ou noticiário. Em seguida, qualidade de vida é muito importante para os torcedores. Os flamenguistas (74,8%), corinthianos (76,9%) e são paulinos (79%) gostam de humor e divertimento, já palmeirenses (80%) e vascaínos (79,8%) apontam a música como um tema importante. Capixabas, brasilienses e goianienses integram torcida rubro-negra A Ipsos Marplan também investigou as maiores torcidas por região. A pesquisa foi realizada em 13 mercados e descobriu que nem só de cariocas é formada a torcida flamenguista. O time aparece entre os favoritos em outras regiões e em alguns mercados tem mais torcedores do que o próprio time local. Caso, por exemplo, de Goiânia onde o time rubro-negro tem 20% da torcida, enquanto o Goiás aparece em terceiro lugar com 13%. Em Brasília, 52% da população apoia o Flamengo e 58% dos capixabas também preferem o time carioca. O curioso é que no país do futebol, 24% dos brasileiros declararam não torcer por nenhum time. Confira o ranking abaixo.

 
São Paulo - Capital
1º Corinthians (48%)
2º São Paulo (23%)
3º Palmeiras (15%)

 
São Paulo.- Interior
1º Corinthians (45%)
2º São Paulo (24%)
3º Palmeiras (13%)

 
Rio de Janeiro
1º Flamengo (55%)
2º Vasco (16%)
 
Recife
1º Sport (30%)
2º Santa Cruz (18%)
3º Não torce
 
Porto Alegre
1º Grêmio (55%)
2º Internacional (44%)
3º Não torce
 
Belo Horizonte
1º. Cruzeiro (54%)
2º. Atlético MG (38%)
 
Salvador
1º. Bahia (37%)
2º. Vitória (25%)
 
Curitiba
Atlético Paranaense (32%)
Curitiba (16%)
 
Brasília - DF
Flamengo (52%)
Vasco da Gama (15%)
 
Fortaleza - CE
Ceará (26%)
Fortaleza (20%)
 
Vitória - ES
Flamengo (58%)
Vasco da Gama (19%)
 
Florianópolis
Figueirense (37%)
Avaí (21%)
 
Goiânia
Flamengo (20%)
Corinthians (17%)
São Paulo (13%)
Goiás (13%)
Fonte: Pesquisa Ipsos Marplan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam