Pular para o conteúdo principal

GPR realiza pesquisa para conhecer opinião e comportamento dos ouvintes

O Grupo dos Profissionais do Rádio (GPR) realiza uma nova pesquisa com o objetivo de conhecer um pouco mais a opinião do ouvinte de rádio. O GPR quer saber, por exemplo, como as pessoas ouvem rádio. “Identificar a plataforma em que as pessoas ouvem rádio: se é por radiodifusão, internet ou TV a cabo. Isso é fundamental para que as emissoras possam saber trabalhar o conteúdo disponibilizado para cada segmento”, afirma a diretora do GPR, Mariângela Ribeiro Mariângela também conta que a pesquisa busca conhecer o comportamento deste ouvinte de rádio. “ Hoje as pessoas escutam emissoras de outros países e outros estados via web, precisamos de um diagnóstico para trabalhar com essas informações e melhorar o serviço para essas pessoas.” A pesquisa tem 39 perguntas e também pode ser respondida via Facebook. O ouvinte vai responder perguntas, como por exemplo: você costuma visitar os sites da rádio? Qual equipamento você usa para ouvir rádio? A rádio que costuma ouvir com mais frequência dispõe de áudio pela internet? Pesquisas atuais não conseguem ter um resultado amplo da audiência de uma rádio.
Os métodos usados apenas enumeram os ouvintes por meio da radiodifusão. Mariângela Ribeiro destaca que é preciso criar meios para que as rádios tenham a audiência total, por todos os tipos de plataforma, o que pode impactar o mercado publicitário. “As emissoras precisam saber o somatório de suas audiências – não simplesmente conhecer sua audiência via radiodifusão – isso vai influenciar em propaganda e receita para emissora”, opinou. O GPR pede que as emissoras coloquem no ar um SPOT chamando para a pesquisa. O texto é: “Ei, você! É você mesmo! Aceite nosso convite e participe da pesquisa do GPR! O GPR solicita que cada emissora coloque o spot pelo menos 4 vezes ao dia. Uma cópia do resultado será enviada a cada emissora que comprovar as chamadas. Evento 90 anos do Rádio: Acontece em São Paulo, no próximo dia 25, um encontro com o objetivo de discutir novos conceitos para quem pensa, faz, ouve e veicula conteúdo no rádio. O evento é dirigido para profissionais da Comunicação (RTV, Jornalismo, Publicidade, Marketing), que direta ou indiretamente estão envolvidos com o rádio: emissoras de rádio, agências de publicidade, produtoras e estudantes de comunicação. Inscrições e informações pelo site: http://gpradio.com.br/90anos/
Serviço:
Data: 25 de setembro
Local: Sesc Vila Mariana
Horário: 10h às 19h00
Painéis: 10h às 13h30  tendências de consumo e comportamento.
15h às 16h45 | monitoração da audiência do produto em multiplataformas: o futuro é hoje! 17h às 19h00 | paisagens sonoras – o poder do som Assessoria de Comunicação da Abert
Fonte: Abert

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam