Já está chegando ao fim o período para inscrições no XXVI Prêmio Jovem Cientista, que neste ano de 2012 trata do tema “Inovação Tecnológica nos Esportes”. Pesquisadores graduados e estudantes universitários que quiserem participar devem realizar cadastro e enviar seus projetos pela internet até o dia 31 de agosto. Os alunos do ensino médio têm também a opção de fazer as inscrições pelos Correios.
O regulamento completo do prêmio está disponível em www.jovemcientista.cnpq.br.
A XXVI EDIÇÃO
O mundo dos esportes sempre caminhou de mãos dadas com as descobertas da ciência e da tecnologia.
Nesta XXVI edição, pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas:
Gestão esportiva empreendedora e inovadora;
Gestão e desenvolvimento de ferramentas em marketing do esporte;
Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Esporte, tais como: tecnologias de jogos digitais; internet; softwares, comunicação digital multiuso de alta velocidade, etc;
Gestão de instalações e equipamentos esportivos e desenvolvimento de ferramentas essenciais para a sustentabilidade dos espaços esportivos;
Materiais sustentáveis, eficientes e duráveis para a infraestrutura e edificações esportivas;
Tecnologias têxteis com a geração de “tecidos inteligentes” aplicados aos esportes;
Produtos inovadores em tecnologia e design de vestuários esportivos;
Inovações em nutrição de atletas e desportistas, tais como: novos métodos de avaliação física e a manipulação dietética para obter maior rendimento; inovações em relação a suplementos nutricionais;
Recursos tecnológicos para diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões esportivas em atletas de alto desempenho;
Relações dos megaeventos esportivos com a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Já os alunos do Ensino Médio podem pesquisar uma das seguintes diretrizes:
Educação e cidadania para os esportes;
Cuidados com a saúde e nutrição nos esportes;
Aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos;
Gestão e instalação de infraestruturas esportivas;
Tecnologia da informação para os esportes. .
Comentários
Postar um comentário