Pular para o conteúdo principal

Rádio Eldorado e Estadão perguntam: Qual o melhor disco brasileiro das últimas décadas?

Alguns assuntos existem exatamente para provocar discussões e a música certamente é um deles. A Rádio Eldorado, em conjunto com o caderno C2+Música, do Estadão, para colocar ainda mais lenha na fogueira desse debate, quer saber qual o melhor disco brasileiro das últimas décadas. Para isso, coloca ouvintes e internautas na discussão. 
A ação também tem apoio dos portais Estadão.com (www.estadao.com.br) e Território Eldorado (www.territorioeldorado.com.br). A rádio e o caderno, que circula aos sábados no Estadão, definiram uma pré-lista de 30 álbuns essenciais e, até a meia-noite de 4 de setembro (terça-feira), o internauta poderá votar pelo Território Eldorado no seu favorito. O disco vencedor ganhará, no programa Canta Brasil do dia 7 de setembro (sexta-feira), um especial com todas as faixas. Nesse dia, a Rádio Eldorado dedicará 24 horas à musica brasileira. No sábado, dia 8, o C2+Música fará matéria especial com a obra que recebeu mais votos. Além desse especial, dia 5 (quarta-feira), também no Canta Brasil, será apresentado o disco que ficou em terceiro lugar; e, no dia 6, o segundo colocado. No dia 7, durante o programa Rádio Blog, serão apresentadas músicas dos álbuns melhor colocados. 
Qual o melhor disco brasileiro?
A elaboração da lista levou em conta os discos que tiveram grande relevância para público e crítica e que se tornaram referência na MPB contemporânea. Para chegar aos 30 títulos, definidos por jornalistas do Grupo Estado, foram seguidos alguns parâmetros que amenizassem as injustiças inerentes à natureza de eleições do tipo. Dessa forma, cada artista ou banda foi representado por um álbum considerado importante em sua carreira sob dois aspectos: inovação, intencional ou não, e entendimento dessa inovação pelo público. “
Confira a lista dos álbuns selecionados para a eleição: 
- Caetano Veloso: Cinema Transcendental (1979) 
- Cartola: Cartola (1976) 
- Cássia Eller: Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo (1999) 
- Cazuza: Ideologia (1988) 
- Chico Buarque: Construção (1971) 
- Chico Science: Afrociberdelia (1996) 
- Djavan: Luz (1982) 
- Elis Regina e Tom Jobim: Elis & Tom (1974) 
- Gal Costa: Fa-Tal - Gal a Todo Vapor (1971) 
- Gilberto Gil: Refazenda (1975) 
- João Bosco: Caça à Raposa (1975) 
- João Gilberto: Chega de Saudade (1959)
- Jorge Ben: Samba Esquema Novo (1963) 
- Legião Urbana: Dois (1986) 
- Lenine: O Dia Em Que Faremos Contato (1997) 
- Los Hermanos: Ventura (2003) 
- Maria Bethânia: Álibi (1978) 
- Marisa Monte: Mais (1991) 
- Milton Nascimento e Lô Borges: Clube da Esquina (1972) 
- Novos Baianos: Acabou Chorare (1972) 
- Os Paralamas do Sucesso: Selvagem? (1986) 
- Paulinho da Viola: Nervos de Aço (1973) 
- Racionais MC’s: Sobrevivendo no Inferno (1997) 
- Raul Seixas: Krig-ha, Bandolo! (1973) 
- Rita Lee: Fruto Proibido (1975) 
- Roberto Carlos: Roberto Carlos (1971) 
- Secos e Molhados (1973) 
- Tim Maia: Tim Maia (1970) 
- Titãs: Cabeça Dinossauro (1986) 
- Tropicália ou Panis Et Circenses (1968)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam