Em comemoração aos 100 anos de Nelson Rodrigues, o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – sediará no próximo sábado, 25, às 10h, a palestra “O Cronista e a Bola”, com o escritor e ex-arbitro de futebol profissional José Carlos Marques. Autor do livro “O Futebol em Nelson Rodrigues” e professor de comunicação, o palestrante falará com o público sobre a contribuição do dramaturgo para a crônica de esportes e o jornalismo esportivo brasileiro. Nelson Rodrigues faria 100 anos no próximo dia 23 de agosto.
Marques mostrará como o jornalista incorporou, em seus textos sobre futebol, aspectos da cultura brasileira que se relacionam com parte significativa da produção socio-antropológiga nacional, a partir de autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro e Roberto Da Matta. O especialista também debaterá se hoje, dentro da cobertura esportiva brasileira, Nelson teria espaço para suas crônicas ou não.
Dentro do Museu do Futebol, Nelson Rodrigues – torcedor fanático do Fluminense – está na Sala dos Heróis, que mostra como o futebol se inseriu como um elemento de afirmação nacional nos anos 20 e 30, quando a força do rádio disseminava a arte, a música e a política. O espaço descreve o período em que os jogadores passam a ganhar papel de destaque na sociedade e o futebol vira fenômeno cultural; Além de Nelson, também encontram-se no ambiente outras pessoas que ajudaram a construir a identidade brasileira, inclusive no futebol: Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Cândido Portinari, Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, Monteiro Lobato, Carmem Miranda, Jorge Amado entre outros; e na Sala Números e Curiosidades, placas gigantes e super coloridas apresentam, em linguagem de almanaque, um trajeto entre números, táticas, datas, história e superstições. São números e estatísticas para ver, sentir, participar e, como não poderia deixar de ser, em se tratando de futebol, discutir. Nelson Rodrigues aparece na seguinte frase: “Os jornais ingleses dizem do nosso futebol textualmente o seguinte: devia ser proibido jogar tão bonito”.
Serviço:
100 Anos de Nelson Rodrigues
Local: Museu do Futebol
Onde: Auditório Armando Nogueira (capacidade 180 lugares)
Quando: 25 de agosto (sábado)
Horário: 10h
Quanto: Gratuito
Horário de visitação do Museu: das 9h às 15h30 (bilheteria até as 14h30)
*Nesse dia o Museu fechará mais cedo por causa do jogo entre Palmeiras x Santos
Dias de funcionamento do Museu: terça- feira a domingo
Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores). Crianças até 7 anos não pagam
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Informações: www.museudofutebol.org.br
Twitter: @_museudofutebol
Facebook: www.facebook.com/museudofutebol
Comentários
Postar um comentário