O locutor da torcida brasileira com na rádio Record em 2003 |
Ontem fez 6 anos da morte do saudoso Fiori Gigliotti, que as véspera da Copa de 2006, ao 78 anos deixou a torcida brasileira e lamentavelmente saia de campo.
Naquele 8 de junho, as cortinas se fecharam para Fiori Gigliotti.
Em sua longa carreira, Fiori Gigliotti narrou partidas de dez Copas do Mundo de futebol, celebrizou frases como:
“Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”,
“E o tempo passa…” ,
“Agüenta coração!”,
“Crepúsculo de jogo”,
“Torcida brasileira”,
“Balão subindo, balão descendo”,
“É fogo é gol”. Recebeu mais de duzentos títulos de cidadão honorário, principalmente pelo interior de São Paulo. Trabalhou como locutor desde 1947 nas rádios: Rádio Clube de Lins (SP), Rádio Cultura de Araçatuba (SP), Rádio Bandeirantes, Rádio Panamericana, Rádio Tupi e Rádio Record. Seu último trabalho foi como comentarista na Rádio Capital, de São Paulo.
O comentarista da palavra fácil em 2010 na Rádio Globo |
E neste sábado se estivesse vivo o jornalista Luiz Mendes completaria 88 anos.Gaúcho de Palmeiras das Missões, nasceu em 1924. Começou a trabalhar na Rádio Globo em 1942, e posteriormente foi comentarista das Rádios Continental, Nacional e Globo AM. Em 1995, integrou a equipe de esportes da Super Rádio Tupi, retornando à Rádio Globo em 1999. Ficou conhecido como "O comentarista da palavra fácil". Cobriu todas as Copas do Mundo de 1950 a 1998. Morreu na manhã do dia 27 de outubro de 2011, aos 87 anos. Era torcedor do Grêmio de Porto Alegre e do Botafogo do RJ.
Ambos são considerados como referência na imprensa esportiva brasileira.
Colaboração: Izaias Nascimento (Instituto Mais Memória) e Adriano Barbieiro (Bastidores do Rádio)
Fotos: Arquivo Pessoal / Divulgação
Falar de Fiori Figlioti,não é fácil.
ResponderExcluirFigura espetacular e carismática,andar com Fiori,em São Paulo ou no interior era dificil, todos queriam falar com ele e tinham atenção até demais,um dos poucos que conheci e convivi que falava por 2 horas ou mais e ninguem dormia ou se distraia,um orador nato e competente,que prendia a atenção,que falava direto a alma, pessoa amiga de bate-papo,de pescaria e outros divertimentos,mas não bebia nada,que orientava com simplicidade, foi meu chefe na Bandeirantes AM,após outro grande homem,profissional e amigo,Darcy Reis,por uns 10 anos,um dos poucos que mesmo que voce merecesse broncas homéricas,lhe orientava e mostrava os possíveis erros,sem elevar a voz, respeitando até a burrice e pequenez dos nosso erros tão infantis de iniciantes na carreira.Nunca mandou;sempre pediu e sempre nos ensinou,quem pode não manda,é melhor pedir.
Nunca foi arrogante ou prepotente,aceitou até injustiças,principalmente no final da carreira.
Grande Fiori,voce ainda fará muita falta,perto da hipocrísía que existe por aí.Até um dia, velho amigo e grande pescador,de amigos,peixes e corações.....
Tony José
Radio Capital AM 1040-SP-Atualmente
Ex-Bandeirantes AM-Scracht do Rádio-Por 18 anos
Por onde passei:
Gazeta AM-Disparada do Esporte
Transamérica FM
Band FM
Onda Livre AM-Piracicaba
Difusora AM -Piracicaba
Educadora AM-Piracicaba
A Voz Agrícola do Brasil AM-Piracicaba
Alto Falantes da Rodoviária John Kennedy de Piracicaba-SP