Pular para o conteúdo principal

O rádio carioca em ebulição

Como que a revisitar a época em que os sinais sonoros das emissoras de rádio ecoavam pelos estádios de futebol, tão fortes a ponto de emoldurar na galeria dos tipos nacionais a imagem do homem com o radinho de pilha colado ao ouvido, o radialismo esportivo voltou a agitar os torcedores do Rio de Janeiro na semana passada. Não só, mas também, e principalmente, jornalistas, grandes emissoras, mercado publicitário e ouvintes. Repercutiu em notas nos prestigiosos e disputados espaços de Lauro Jardim em Veja e Ancelmo Gois no Globo,na primeira página do jornal Extra, popular e de grande circulação (24/4), nos blogs e nas redes sociais: José Carlos Araújo, conhecido pela alcunha de “Garotinho”, um dos maiores narradores da história da comunicação brasileira, decidira trocar a Rádio Globo, emissora que o acolhe há 41 anos, somando suas duas passagens, por um projeto inovador no Brasil e ainda cercado de sigilo, a Rádio Bradesco Esportes FM. 
Deverão acompanhá-lo o comentarista Gérson, o “Canhotinha de Ouro”, tricampeão na Copa de 1970 e o apresentador e repórter Gilson Ricardo, que este ano completou, com festejos, 35 de serviços prestados à Rádio Globo. Atacada na jugular, a emissora contra-atacara pesado: repatriou Luiz Penido, o “Garotão da Galera”, que nos últimos anos lhe roubara o primeiro lugar no Ibope das transmissões esportivas pelos microfones da Rádio Tupi, a principal concorrente da Globo. Penido, que começou sua carreira na Globo no fim dos anos 60, estava havia quinze anos na Tupi, em sua segunda passagem por ela; na primeira, permanecera por cinco anos, entre 1988 e 1993. Como a equipe da Bradesco ainda está para ser montada, é provável que outras movimentações aconteçam. Uma oferta de criatividade Que há de novo nesta ebulição do jornalismo esportivo radiofônico? É a entrada no mercado da emissora 100% esportiva, a Rádio Bradesco Esportes FM, em rede nas principais cidades do país. Ao menos no Rio, pela contratação de Garotinho, já causou impactou antes mesmo da estreia, que deve ser em maio. 
Há outra novidade, pouco comentada, mas igualmente importante: a agregação de uma grande marca ao nome da emissora. Não é um patrocinador de jornada, mas cocriadora do conceito e do conteúdo, dos quais pouco ainda se sabe, o que leva ao excesso de especulação. Rádios voltadas para a transmissão de esportes, debates, mesas-redondas e noticiário esportivo não são novidades nos Estados Unidos e na Europa. 
No Brasil, há emissoras dos segmentos populares e jornalísticos que dedicam amplo espaço em sua programação ao futebol, esporte hegemônico, e em menor proporção, à Fórmula-1 e a outros esportes coletivos. Mas pelo que se anuncia a Rádio Bradesco Esportes FM, será uma novidade que inverte a relação de oferta de criatividade do rádio para a televisão: entrará no ar duas décadas depois da consolidação das emissoras esportivas de TV por assinatura, que são várias: Fox Sports, os três canais do SporTV, a BandSports, o Esporte Interativo, ESPN Brasil, PFC. E ainda se aguarda a entrada da Sky Esportes Brasil. Haja esporte, haja amantes de esportes. Já a Globonews, que debutou no cabo em 1996, distou cinco anos da Rádio CBN – na qual Alice Maria mirou quando, responsável pela montagem do primeiro canal de notícias da televisão brasileira, começou a pensar nos profissionais.
Veja o texto na íntegra clicando aqui
Bruno Filippo é jornalista, sociólogo e professor da Universidade Estácio de Sá e das Faculdades Integradas Hélio Alonso. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam