No dia 14 de abril, o Santos Futebol Clube comemora 100 anos, e o Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – propõe aos visitantes um bate-papo com o time de educadores e entrada gratuita para quem estiver com a camiseta do time.
Das 9h às 17h do sábado, os educadores estarão espalhados pelas salas do Museu para conversar e localizar no acervo as personalidades, gols e informações que marcaram a história da equipe. Começando pela sala Grande Área, por exemplo, o visitante encontrará um grande painel com imagens de objetos pessoais de torcedores. Das 487 fotografias, 20 se relacionam ao Santos e seus jogadores. Logo, subindo as escadas, o visitante será recebido em vídeo por ninguém mais, ninguém menos que o Rei Pelé, que atuou 18 anos pelo clube (1956 até 1974).
Na sala Anjos Barrocos, encontram-se quatro jogadores que vestiram o manto santista em diferentes épocas, Carlos Alberto Torres em jogo realizado no estádio do Morumbi, ainda inacabado, em 1969; goleiro Gilmar, em atuação pela seleção brasileira na Copa de 1966; o atacante Pelé com a posse de bola em um jogo do Santos realizado em São Paulo no ano de 1969 e Sócrates, durante jogo entre Brasil e Polônia na Copa do Mundo de 1986. Ao lado, na sala dos Gols, o visitante pode assistir o gol do ainda lateral esquerdo do time, Léo, na final do Campeonato Brasileiro de 2002, narrada com emoção pelo jornalista e escritor José Roberto Torero.
Já na sala Exaltação, o visitante vai viver a experiência de entrar em campo e ouvir o grito da torcida santista. Debaixo das arquibancadas do Pacaembu as imagens de “olas”, textos e cores se juntam aos cantos entoados nos estádios, recriando toda a emoção sentida pelos jogadores dentro de campo.
E, por fim, na sala Dança do Futebol, as defesas de Rodolfo Rodriguez, os dribles de Robinho, os gols de Giovanni no Campeonato Brasileiro 2005 se somam à bandeira do Santos acima da escada rolante. Na Sala Jogo de Corpo, o fichário do Santos relembra os principais ídolos dos clubes, os mais importantes títulos e até a letra do hino oficial da agremiação.
SERVIÇO:
Onde: Museu do Futebol
Quando: 14 de abril (sábado)
Horário de funcionamento do Museu: das 9h às 17h (permanência até às 18h)
Dias de funcionamento do Museu: terça- feira a domingo
Ingressos: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores)
*Todas as quintas-feiras a entrada é gratuita
Tel.: (11) 3664-3848
Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Informações:
www.museudofutebol.org.br
Twitter:@_museudofutebol
Facebook:www.facebook.com/museudofutebol
Comentários
Postar um comentário