Tataiana é a única âncora mulher da emissora no horário nobre do rádio |
Ela ainda era estudante quando teve a sua primeira experiencia no rádio ao trabalhar Rede Gospel, emissora voltada ao público evangélico.
Já formada conseguiu trabalho na CBN, aos poucos foi se destacando na emissora, fez de tudo um pouco, da cobertura do carnaval até máfia dos fiscais. Até que no começo de 2005 recebeu o convite para ser âncora na BandNews FM.
Em maio do mesmo ano, começava a nova fase na carreira, agora como âncora em um projeto inovador no segmento. Na BandNews passou por diversos horários, até se fixar como única mulher no horário nobre da emissora. Corintiana e dona de uma simpatia cativante, Tatiana Vasconcellos pode ser considerada hoje uma das melhores âncoras do rádio "all news" de São Paulo, tanto que pelo segundo ano consecutivo ganhou o prêmio de melhor âncora de rádio.
Nesse dia Internacional da Mulher, o BLOG conversou sobre futebol com a jornalista que há 2 comando o quadro "Tem Mulher na Área" que reúne as mulheres da emissora para falar sobre futebol.
Como surgiu a ideia do programa?
O "Tem Mulher na Área" nasceu de um outro quadro, chamado "Lugar de Mulher é na Copa", que começou a ir ao ar semanas antes da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A ideia foi do diretor da BandNews FM, André Luiz Costa, que me confiou a missão de encontrar mulheres que tivessem alguma relação com futebol ou com a Copa. Fiz reportagem, por exemplo, com uma professora mineira que usava o futebol para dar aula e melhorar o aprendizado dos alunos, com uma menina linda de 10 anos, que mora em Natal e cujo sonho sempre foi ser jogadora de futebol, a despeito do desejo da mãe de que ela fosse bailarina. As reportagens evoluíram para quadro, envolvendo as jornalistas de todas as praças da BandNews, no formato que tem hoje, um pequeno debate, e ia ao ar duas vezes por semana. Nós comentávamos destaques dos jogos, das seleções e do que acontecia fora do campo também, na África. No fim, fizemos um balanço da Copa e o quadro saiu do ar. Começaram a chegar alguns emails de ouvintes perguntando porque tinha acabado. E a direção da rádio decidiu que deveríamos voltar com o quadro. Então, mudamos o nome e voltamos com ele no início de 2011, já em edições diárias.
Desde quando está no ar e qual a periodicidade?
Com este nome, desde o início de 2011. Vai ao ar diariamente em duas edições, às 11h45 e 16h45.
Como é produzido o programa?
Eu organizo a conversa, normalmente com duas jornalistas, e defino quem fala sobre qual assunto. Mas todas se envolvem no processo, com ideias e sugestões. É um trabalho conjunto, mesmo. Fazemos uma reunião semanal para discutir o que rende, o que pode ser bacana de abordar e vamos trocando figurinhas sobre as pautas diariamente.
E como é a repercussão ?
Eu me surpreendi bastante com o retorno dos ouvintes. Sobretudo das ouvintes. Sempre tem aquele sujeito que acha que mulher não pode, não deve, não sabe falar de futebol. Mas quem entende de verdade a proposta do quadro tem uma reação bem positiva, ainda que discorde das nossas opiniões, o que eu adoro. Veja, são jornalistas, que acompanham os campeonatos, seus times, sabem do que estão falando, mas não têm a pretensão de fazer análises táticas, técnicas profundas. Simplesmente dão suas opiniões. Nós recebemos bastante emails de ouvintes mulheres que gostam de futebol e dizem que se divertem. De mulheres que dizem que passaram a prestar mais atenção aos jogos e pararam de torcer o nariz quando o marido se dedica ao futebol no domingo, e até deste tipo de marido nos agradecendo por fazer com que a mulher dele entendesse um pouco mais, se interessasse um pouco mais e deixasse de pegar no pé dele por causa do futebol. haha. Eu acho muito divertido esse tipo de retorno, faço questão de responder a todos os emails. No twitter, a reação é imediata. E a resposta também.
Existe a possibilidade do quadro virar um programa específico de esportes?
Não tem nada previsto, por enquanto.
Nesse período teve algo curioso como gafes por exemplo?
Não propriamente gafes, mas na época da Copa houve coisas bem engraçadas. No meio do campeonato, nós falávamos sobre nossas impressões, opinávamos sobre determinados aspectos. E no final dele, nos demos conta de que erramos feio em algumas. No fim da Copa, fizemos um especial de 40 minutos e dedicamos uma parte dele à reexibição das opiniões equivocadas X o que de fato aconteceu. Foi divertido. Na semana que antecedeu o Natal, fizemos um amigo secreto, que foi, mesmo, sorteado. Cada jornalista representava um time e tinha de dar um presente para o outro. Teve desde balão de oxigênio para o Botafogo conseguir chegar com fôlego ao fim do campeonato até um quadro com os dizeres "eterno 7x1" do Corinthians pro Santos.
Qual presente profissional você gostaria de ganhar nesse dia Internacional da Mulher?
Deixa eu pensar..........Um programa de entrevistas seria ótimo.
Segue abaixo o quadro do programa exibido no último dia 2 de março
Foto e áudio: BandNews FM
Qual presente profissional você gostaria de ganhar nesse dia Internacional da Mulher?
Deixa eu pensar..........Um programa de entrevistas seria ótimo.
Segue abaixo o quadro do programa exibido no último dia 2 de março
Foto e áudio: BandNews FM
Comentários
Postar um comentário