Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Paulo César Vasconcelos

PCV no encontro com blogueiros
realizado em SP
O BLOG participou de um encontro promovido pelo SporTv com jornalistas e blogueiros. Nesse encontro realizado em São Paulo, entrevistamos o jornalista Paulo César Vasconcelos. Conhecido pelo grande público como comentarista do "Canal Campeão" o que poucos sabem é que PCV  também é chefe de redação há anos do canal em São Paulo.
Nessa entrevista PCV falou da busca no mercado por novos profissionais, do Passaporte SporTv que vai para a sua segunda edição e principalmente da "saudável" concorrência que está por vir com o canal FOXSports Brasil.

Fale um pouco dessa proximidade do SporTv com os blogueiros para divulgar o trabalho do canal e consecutivamente seus eventos?
Hoje em dia, não pode mais haver aquele história de que, eu sou da imprensa, eu estou aqui, quem recebe aquela informação, tá ali. É tudo muito misturado. E a troca de ideias é sempre saudável porque ninguém sabe tudo. 
Você está nessa vida para aprender. Quando você troca ideia você está aprendendo. Então, eventos como esse do SporTv tem que fazer cada vez mais.
Ele tem que aproximar cada vez mais seu elenco de todas essas comunidades, sejam bloqueiros, twitteiros, enfim, pessoas que tenham Facebook, para que a troca de ideias  melhore e também façam com que as pessoas nos conheçam de uma maneira mais clara.
E a ampliação de correspondente pelo mundo, com o programa "Passaporte SporTV", O canal vai continuar  o programa?
A segunda edição do Passaporte está começando agora. Já tem alguns repórteres que viajaram. Nós encontramos novos países, a gente vai mostrar tudo isso para o telespectador do SporTv. E eu acredito que em fevereiro, quando os 12 estiverem lá fora, mais os três que eu disponibilizei o SporTV  vai ser um canal que terá 15 repórteres espalhados pelo mundo. Na China com o Edgar Alencar, em Londres com o Marcelo Barreto e em Nova York com Marcos Perez.
Disso tudo, o que você pode adiantar?
Olha, a ideia dessa cobertura é focar não apenas no futebol, mas também nos esportes olímpicos, porque o  SporTV   vai transmitir os jogos de Londres, e também trazer para o nosso telespectador, não apenas o que envolve o esporte, mas apresentar para o telespectador aquele país. A gente acha isso muito importante. O  SporTV   é um canal de esporte, mas é um canal que faz jornalismo esportivo, então muitas vezes os hábitos, os costumes, a maneira como aquele povo se comporta é interessante que você mostre isso na tela, porque dá também ao nosso telespectador o conhecimento maior sobre aquele país, sobre o qual nós estamos falando.
E a chegada do SporTV 3, que agora na Net está no canal 35. Qual vai ser a programação desse novo canal?
A gente está se encaminhando, ainda tem uma série de conversas sobre isso. Agora é um canal que a princípio, aquilo que exibimos no  SporTV   e o telespectador não teve condições de assistir, ele verá no  SporTV  3 e a medida que for crescendo a gente vai formatando, por hora é um canal que está trabalhando muito com reprises.
E a chegada de um novo canal concorrente? Como será o primeiro ano do SporTV  sem a Libertadores da América?
A chegada da Fox, que detém os direitos da Libertadores. Eu acho do ponto de vista do mercado para os profissionais é muito animador, afinal de contas cria-se mais emprego nessa área. O  SporTV   é um canal que ele tem uma carteira de eventos diversificada. É óbvio que você transmitir a Libertadores é muito bom. O  SporTV   não vai se descaracterizar pelo fato de não ter a Libertadores. Ele vai ser no máximo um canal de grandes eventos, vai continuar sendo um canal, fazendo um jornalismo de primeira qualidade e vai passar por esse período como já passou por outros em que ele deixou de ter algo que era importante e continuou em frente.
Qual é o trabalho para ter novos narradores, já que a demanda de eventos é muito grande  e tivemos por exemplo  muita gente nova no canal durante a  Copa São Paulo.  Existe uma escola, um tratamento para formar um narrador ou moldar um narrador pra TV?
 Nós estamos com um acompanhamento. Nossa busca por novos talentos é permanente. Um dos segredos para você continuar na liderança é você não se acomodar. O  SporTV  é um canal que tem uma demanda de narração muito alta. Basta ver a quantidade de eventos que o  SporTV   faz. Como aconteceu com a Copa São Paulo, é um belo de um laboratório para você poder observar novos narradores. E hoje, me parece que no Brasil, essa é uma atividade profissional que está crescendo, tem muita gente querendo narrar, né? Você tem que dar oportunidade para as pessoas. Não é só narrador não, comentarista, repórter, editores, agora vão ficar no campo de jogo, ali. Narrador, comentarista, repórter, nossa observação é permanente.
 Então isso abre portas para novas contratações já visando as transmissões do Campeonato Brasileiro?
Sim. Nós já estamos pesando nisso. O  SporTV   é um canal que faz o seguinte: pra você se manter na liderança e pra você cada vez mais não decepcionar o seu telespectador, você tem que estar se renovando. Você tem que estar descobrindo coisas novas e fazendo coisas novas.
Com  a concorrente, o que vai mudar  no SporTV ?
Na verdade é o seguinte, independentemente da concorrência, o  SporTV  é um canal que se repensa o tempo inteiro. A concorrência é um motivo a mais para você continuar se repensando, mas os movimentos que o  SporTV   fará ao longo do ano de 2012, eles não estão diretamente ligados ao fato de ter surgido em um outro canal. Eles estão ligados a necessidade que o  SporTV  e a compreensão que a TV tem de que para continuar na liderança, cada vez mais crescer, ele precisa estar em movimento.

Ouça a entrevista na íntegra:
 Paulo César Vasconcelos Sportv Cheni no campo by Cheni
Com colaboração de Viviane Andrade
Foto: Divulgação SporTv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam