12ª edição da pesquisa Veículos Mais Admirados consagra os três como os de maior prestígio em suas categorias
O estudo Veículos Mais Admirados, realizado pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para o Meio & Mensagem, chega ao 12º ano com resultados bastante estáveis em relação aos das pesquisas anteriores. Três nomes – TV Globo, revista Veja e rádio CBN – se mantém líderes de suas categorias desde a primeira edição. Nas demais, os líderes do ano passado mantiveram as posições. São eles: o jornal O Estado de S. Paulo, o site Google e o canal de TV por assinatura GNT.
O estudo calcula o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos principais veículos de comunicação do País a partir dos dados da pesquisa feita pela Qualibest junto aos assinantes do Meio & Mensagem e a uma base seleta de internautas cadastrados no site www.meioemensagem.com.br . Uma alteração em relação a 2010 foi o aumento da linha de corte para definir a inclusão na lista. Para um veículo figurar no ranking final ele precisou ser associado a qualquer um dos atributos pesquisados por, pelo menos, 15% dos respondentes, e não mais por 10%, como o computado no ano passado.
No caso da televisão, os cinco primeiros colocados do ano passado mantiveram suas colocações. Pela ordem, Globo, Record, TV Cultura, Rede Bandeirantes e MTV. O SBT, sétimo lugar em 2010, subiu para sexto. A Record News, oitavo no ano passado, foi para sétimo. A CNT, que estava em sexto, caiu para oitavo. A Rede TV manteve a nova colocação. A décima colocação ficou vaga. A TV Gazeta, décima em 2010, esse ano não alcançou base suficiente para figurar na lista.
Entre as emissoras de rádio, as cinco primeiras colocadas também se mantiveram em seus lugares. Pela ordem, CBN, Eldorado Brasil 3000 (em 2010, Eldorado AM/FM), BandNews, Jovem Pan e Rede Bandeirantes de Rádio. Do sexto lugar em diante, uma novidade: surgiram na lista três com nomes ligados a marcas famosas. A Mitsubishi ficou na sexta posição, a SulAmérica Trânsito em nono e a Rádio Oi em décimo. A Rádio Globo Brasil galgou da nona para a sétima posição e a Antena 1 caiu da sexta para a oitava colocação. Itatiaia, Gaúcha e 91 Rock & News deixaram de figurar no top ten.
Fonte: José Paulo Sant’Anna - Meio & Mensagem
Comentários
Postar um comentário