A televisão é responsável pelo maior volume de receitas do mercado publicitário, aponta último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Economia Estatística). Sozinha, a mídia movimenta 56,1% do investimento total das empresas de publicidade.
O rádio fica à frente da internet, ocupando o terceiro lugar do total das verbas (7%), e perde apenas para a mídia impressa (jornais e revistas), que fica com 20%.
Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Agências Publicidade (ABAP), divulgada na última sexta-feira. As informações foram apuradas em 2009, em 1.642 empresas com dez ou mais funcionários.
O levantamento mostra ainda que a maior parte das receitas publicitárias vêm do setor privado (84%), que destinou, em 2009, R$ 4,178 bilhões para anúncios de marcas. Desse total, 56,% foram investidos por empresas nacionais e 27,4% por multinacionais.
“Esses números mostram a grande multiplicidade de anunciantes privados, o que garante a sustentabilidade econômica dos veículos e a sua independência”, afirma o presidente da Abert, Emanuel Soares Carneiro.
As campanhas de governos, incluindo empresas estatais, representaram 13,7% (R$ 680 milhões). As campanhas de publicidade legal e políticas somaram R$ 116 milhões ( 2,4%).
As empresas de publicidade e promoção faturaram cerca de R$ 9,5 bilhões, sendo que cerca de R$ 5 bilhões (52,6%) foram provenientes das agências de publicidade e 39% de agências de promoção de eventos,
Os serviços prestados pelas agências de publicidade foram direcionados de forma majoritária para a indústria, que respondeu por 32,7% da receita (R$ 1,480 bilhão), seguida do comércio varejista, com 16,1% (R$ 727 milhões), e de governos (exceto empresas estatais), com 13,0% (R$ 590 milhões).
Os serviços financeiros (R$ 442 milhões) e de telecomunicações (R$ 399 milhões) responderam por 9,8% e 8,8%, respectivamente.
Assessoria de Comunicação da Abert
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