Pular para o conteúdo principal

O consumo de esporte do brasileiro

Pesquisa do Ibope Media mostrou tendências do público nacional quanto ao esporte

Foi apresentada nesta terça-feira 4 a pesquisa Esporte Clube Ibope Media, durante o MaxiMídia 2011. Os números, que falam sobre a relação do público brasileiro com os esportes através das diferentes mídias, foram mostrados por Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Media Brasil.
Como esperado, a pesquisa apontou que o esporte mais assistido pelos brasileiros é o futebol, seguido do vôlei, da fórmula 1 e do basquete. Para acompanhar a programação relacionada aos esportes, o público prefere a televisão em 72% dos casos, enquanto o rádio é o meio de comunicação escolhido por 21% das pessoas entrevistadas. A internet é a escolhida em 16% das vezes.
Segundo Dora, com a chegada da internet, a população brasileira passou a acompanhar esportes de forma multimídia, utilizando simultaneamente TV, internet, rádio, revistas e jornais. A pesquisa mostrou que 30% dos entrevistados utiliza televisão e internet para acompanhar notícias sobre esportes, seguido por TV e jornais (24%), TV e revistas (18%) e rádio e internet (18%).
O futebol, preferido do público, é acompanhado por mais de 90% das pessoas que procuram a mídia para se manterem atualizadas quanto a esportes, sendo que 97% das pessoas que ouvem rádios AM à procura de esportes estão atrás de futebol. Um número que chama atenção é relativo à fórmula 1. Apenas 13% do público procura a TV para acompanhar o esporte, número igual ao da internet e dos jornais.
“Esses são números muito importantes para as empresas. Para atingir o público da fórmula 1, por exemplo, não basta atacar apenas a televisão. É necessário que elas façam ações simultâneas nos mais diferentes veículos”, disse Dora.
Quanto aos patrocínios nas modalidades, o que mais chama atenção dos espectadores é a marca exposta nos uniformes, que atinge 69% do universo entrevistado, número que cresce para 73% quando analisada a faixa etária de 15 a 19 anos. O local do evento é relevante para 68%, falas do locutor têm influência para 67% e vinhetas nas transmissões chamam a atenção de 62% das pessoas.
A pesquisa compreendeu as 12 principais regiões metropolitanas do Brasil e entrevistou nove mil pessoas, que representam um universo de 50 milhões de brasileiros acima de dez anos.
Fonte:  Guilherme Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam