Dando seqüencia a série de matérias que tem como objetivo resgatar a memória do rádio esportivo do Brasil, O Blog recorda aqui as ótimas e memoráveis equipes da Rádio Gazeta am - 890 Khz e sua equipe conhecida como "A Dona da Bola" - Equipe essa, que trouxe gandes nomes e principalmente revelou muitos profissionais.
Abaixo o encarte da tabela do Campeonato Paulista de 1979 trazia na capa a foto de um grande craque e revelação da narração esportiva da época, o jovem Jota Júnior.
Texto:
Texto:
Depois de Osmar Santos, poucos narradores esportivos surgiam no rádio paulista. Muitos partiram para a simples imitação, sem se preocuparem em criar seu próprio estilo. Mas, como no futebol, também a narração esportiva tem seus craques.
Eles surgem como por encanto, praticamente do nada. Um deles está na Equipe a Dona da Bola, da Rádio e TV Gazeta.
Sem enfeites, com narração simples e de fácil assimilação, JOTA JÚNIOR é, sem qualquer dúvida a maior revelação da narração esportiva desses últimos anos. Se você não acredita, sintonize a Rádio Gazeta, só pra conferir, mesmo que sua preferência seja por outra emissora. Vale a pena tentar.
Confira do lado direito da página o nome de todos os integrantes da primeira "Equipe a Dona da Bola"
Campanha de divulgação da equipe de esportes que vinha junto com tabela do Campeonato Paulista de 1979 - em destaque o narrador Jota Júnior |
Em 1980 uma matéria na edição de esporte amador de A Gazeta Esportiva trazia a reportagem que destacava que a equipe era pioneira na cobertura do futebol de salão e trazia inclusive a escala de transmissão do jogo entre S.E Palmeiras e GEE Jóia de Guarulhos, direto do Ginásio de Esportes do Parque Antártica. A narração era de Roberto Leite, Osvaldo Moreira nos comentários e e Tony José nas reportagens.
A Gazeta Esportiva em 21 outubro de 1980 destacava que a Equipe A Dona da Bola era a pioneira na cobertura do futebol salão na cidade e trazia a foto do então repórter Tony José |
O tempo passou e nomes como Galvão Bueno, Paulo Soares e Cléber Machado surgiam nos microfones da "Gazetinha" como é carinhosamente chamada até hoje.
Como a equipe forte da Rádio Record tinha sido desfeita com a venda para a Igreja Universal em 1990 o rádio perdia bons profissionais e deixava a concorrência aberta entre a popular Globo e as jornalísticas Bandeirantes e Jovem Pan.
Anos depois a direção da Fundação Cásper Líbero tinha decidido então ressuscitar a Equipe A Dona da Bola e brigar de igual com os grandes e também tradicionais emissoras esportivas.
O rádio esportivo ainda tinha fôlego para engrenar uma ótima equipe que mesclava jovens e experientes profissionais. Surgia então uma programação que presenteava o ouvinte com 24 horas de esporte por dia, era a nova fase da "Equipe a Dona da Bola".
Campanha publicitária veiculada no dia 8 de agosto de 1993 em A Gazeta Esportiva |
Dois anos depois a equipe continuava firme e forte no Rádio de São Paulo
Campanha Publicitária veiculada no dia 8 de agosto de 1995 , Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO – Caderno de Esportes - Página 03 |
Campanha publicitária veiculada na contracapa da Revista do Futebol - ano 1 - Edição 6 - novembro de 1995 |
Veja aqui outra foto da divulgação da Campanha de lançamento da equipe em outubro de 1993 que o Blog divulgou em janeiro desse ano.
Se você leitor de todo Brasil tem uma foto, reportagem ou informações de qualquer equipe esportiva ou profissional do rádio esportivo do passado mande pra gente via email: cheninocampo@gmail.com
Essa equipe da Gazeta era boa e brigava de igual pra igual com as tradicionais Bandeirantes,Jovem Pan,América e Globo.Pena que equipes como essa não existem hoje em dia.
ResponderExcluirCaro Cheni, fui fã da Radio Gazeta, uma emissora de uma tradição enorme no segmento esportivo. Foi pioneira, no quesito debate esportivo (tipo mesa redonda) no comando do saudoso Milton Peruzzi, com as participações de Wilson Brasil, José Italiano, Francisco Natal e Carlos Eduardo Leite. Por lá passaram grandes nomes da nossa mídia, como: Pedro Luis, Mario Moraes, Luciano do Vale, Ciro José, Juarez Soares, Carlos Aimar, Galvão Bueno, Flavio Araujo, Enio Rodrigues, Dalmo Pessoa, Roberto Petri, Paulo Soares, Luis Roberto Demucio, Jorge Vinicius, Geraldo Blota, Kleber Machado, Flavio Prado, Barbosa Filho e tantos outros. É uma pena ver hoje a Radio Gazeta AM praticamente sem esportes, com apenas alguns programas para preencher a grade.
ResponderExcluirP.S. Tenho muitas matérias sobre o radio esportivo antigo, com o tempo vou mandar pra você.
Abraços!
Mario Donizetti Tomazella - Novo Horizonte SP
Por onde anda J R papa
ResponderExcluir