Dando sequencia a série de matérias e fotos que resgatam o bom e velho rádio esportivo, o BLOG traz nesse capítulo fotos exclusivas do timaço conhecido como "ESCRETE DO RÀDIO" que marcou época na Rádio Bandeirantes principalmente nas décadas de 70 e 80. A equipe tinha grandes nomes como o saudoso Fiori Giglioti, o narrador da torcida brasileira e sua Cadeia verde e amarela que se propagava pelo Brasil inteiro.
Além de nomes consagrados como o de Fiori e Ennio Rodrigues (Ave Maria), o time contava com os jovens Oscar Ulisses hoje na Rádio Globo, Dirceu Maravilha que está BandNews e um tal de Éder Luiz recém chegado do interior de São Paulo.
O time de comentaristas e repórteres era de tirar o chápeu, veja abaixo a campanha de divulgação do início dos anos 80. ( Clique nas imagens para ampliá-las)
Timaço do escrete do Rádio nos anos 80 |
Reprodução da primeira foto, só que colorida ela está em forma de tabela do Campeonato Paulista de 1983 com o nome dos profissionais da da Rádio Bandeirantes.
Tabela do Campeonato Paulista de 1984 |
Em 1984 uma nova tabela de divulgação da equipe e do Campeonato paulista era distribuída em frente aos principais estádio de futebol da Capital antes das partidas.
Profissionais que não apareceram em campanhas anteriores como Edgar Mello Filho, Octávio Muniz, Cândido Garcia e Antônio Edson foram incluídos.
Escala da emissora era divulgada pelo Diário Popular 7-12-1986, em destaque Tony José e Ivo Morganti |
No dia 7 de Dezembro de 1986 o finado Diário Popular, trazia o anúncio de página inteira do Informativo do Escrete do Rádio a programação mostrava a equipe que iria trabalhar naquela tarde que tinha os seguintes jogos da 17º rodada do Campeonato Brasileiro:
Santos e Palmeiras com Fiori Gigliotti , Corinthians x Internacional de Porto Alegre com Dirceu Maravilha pela Rádio São Paulo e Botafogo e São Paulo no Maracanã com Ennio Rodrigues.
Tony José hoje na Capital comandava o "Atualidades Esportivas" às 13 horas e às 13:30 o jovem Ivo Morganti fazia a abertura da jornada esportiva do Escrete do Rádio.
Como curiosidade os três jogos daquele dia terminaram empatados: Santos 1 x 1 Palmeiras, Corinthians 1 x 1 Internacional e Botafogo 0 x 0 São Paulo. O São Paulo passou pelo Guarani nas finais e foi campeão brasileiro daquele ano.
Se você leitor tiver alguma foto ou recorte de jornais e revistas de equipes do rádio esportivo do passado e queira compartilhar conosco é só enviar para email: cheninocampo@gmail.com
Colaboração: Jonny Nastri (Vitrine das Ideias) e Tony José
Parabéns! Muito legal reviver um pouco das grandes equipes de esporte da Rádio de São Paulo. Henrique Sampáio - São Joao dos Patos -Maranhao
ResponderExcluirForam 30 anos na liderança do rádio esportivo de SP e esse Escrete do Rádio da Bandeirentes era muito bom e concorria de igual pra igual com a Jovem Pan,com a Globo que a ultrapassou em 1980,Gazeta,Record...Milton Neves de vez em quando reprisa no seu programa aos domingos alguns momentos do Escrete do Rádio.
ResponderExcluirisso sim q era um time de locutores e comentaristas.hj esta falido,pois sao mais torcedores do q comentarista esportivos s/ falar q sao fraco.bons tempo q nao voltam,mas q esta guardado em nossos coraçoes e na mente de cada um q curtiu esse momento.abs
ResponderExcluir