Há anos a dispita entre Globo e Tupi no Rio de Janeiro vai muito além do esporte e das amplitudes moduladas. Nos últimos anos a Tupi saiu na frente ao ser a primeira emissora de esportes a retransmitir a sua programação na FM. Pouco tempo depois a Globo também conseguiu um canal em freqüência modulada para retransmitir a sua programação. A disputa acirrada no am, passou para o fm, porém nós últimos meses a Tupi está abrindo uma boa vantagem mês a mês.
O Blog divulga aqui com exclusividade a boa “briga” pela audiência no rádio esportivo carioca.
Dados referentes ao último trimestre (maio a julho de 2011)
audiência = ouvintes por minuto
DOMINGOS 16H00 ÀS 20H 00 | ||
TUPI AM + FM | 104.701 | |
GLOBO AM + FM | 64.425 |
QUARTAS-FEIRAS 22H00 ÀS 24H00 | ||
TUPI AM+ FM | 138.185 | |
GLOBO AM + FM | 79.067 |
QUINTAS-FEIRAS 22H00 ÀS 24H00 | ||
TUPI AM + FM | 94.695 | |
GLOBO AM + FM | 58.578 |
SÁBADOS 16H00 ÀS 20H00 | ||
TUPI AM + FM | 121.099 | |
GLOBO AM + FM | 58.578 |
Rede surgiu em 2001 |
Sabe aquela máxima de que time que está ganhando não se mexe? Bem, ela não vale para quem manda na Rádio Globo. Os responsáveis conseguiram acabar com uma programação líder e vitoriosa no Rio de Janeiro e também em São Paulo.
Em 2001 a direção mudou radicalmente a programação e deixou a identificação e o carisma regional de lado e optou pela padronização e neutralidade da "Rádio Globo Brasil". A partir daí, a Super Rádio Tupi começou a perceber que sua audiência subia mês a mês começou a apostar ainda mais em uma programação regional, reforçou seu time de comunicadores e passou a se identificar cada vez mais com a cidade e consecutivamente com seus ouvintes. Essa postura associada a uma estratégia certeira deu mais do que certo.
Em 2001 a direção mudou radicalmente a programação e deixou a identificação e o carisma regional de lado e optou pela padronização e neutralidade da "Rádio Globo Brasil". A partir daí, a Super Rádio Tupi começou a perceber que sua audiência subia mês a mês começou a apostar ainda mais em uma programação regional, reforçou seu time de comunicadores e passou a se identificar cada vez mais com a cidade e consecutivamente com seus ouvintes. Essa postura associada a uma estratégia certeira deu mais do que certo.
Quando a direção da Rádio Globo percebeu isso, tentou reverter o quadro com programas locais, como o Globo Cidade por exemplo, mas não mudou muita coisa não, uma vez que já tinha perdido um considerável número de ouvintes por minuto para a concorrente.
Hoje o grande exemplo da programação reginal x nacional é o horário noturno. Enquanto a Globo tem o Panorama Esportivo que fala dos clubes do eixo Rio/São Paulo e Minas, a Tupi investe no "Giro Esportivo" que fala exclusivamente dos times cariocas.
Tirando um eventual confronto entre paulistas e cariocas em uma determinada competição, o que interessa para o ouvinte carioca saber dos times paulistas ou vice-versa?
A ideia da Globo em fazer um programa nacional é ótima, mas que vale para a tv, não vale para o rádio.
Mudar esse quadro seria possível somente com o fim da rede, e isso vale para a toda programação da esportiva até a popular. Fato esse completamente descartado pela direção da emissora. A Tupi agradece.
Mudar esse quadro seria possível somente com o fim da rede, e isso vale para a toda programação da esportiva até a popular. Fato esse completamente descartado pela direção da emissora. A Tupi agradece.
E você, prefere ouvir uma programação nacional da Globo Brasil ou a regionalizada como a da Super Rádio Tupi?
Prefiro a programação da Globo. A Tupi, por muitas vezes distorce a informação para privelegiar um localismo exagerado.Nesse caso prefiro a visão pluralista da Globo, do que o "cabresto" da Tupi. O que pode ter afetado a audiência da Globo são as constantes mudanças na programação. A todo instânte eles mudam os programas da globo-rio espantando os ouvintes. Rádio é habito. Um exemplo que que rede pode dar certo é a BandNews possui boa programação gerada em São Paulo e tem boa audiencia do Rio.
ResponderExcluirCheni,você esqueceu de estender a mesma pergunta também para SP pra ver se prefere a programação nacional da Globo Brasil ou a regionalizada como a das rádios Capital e Tupi AM.Como já disse no post anterior,o tempo da Rádio Globo no Rio já tinha acabado(cuja programação piora a cada dia que passa pois não lembra nem a mesma emissora que liderou de forma gigantesca a audiência do rádio AM do Rio nas décadas de 70,80,90 até o ano de 2000) e está para acabar também em SP apesar da Globo ainda liderar em SP.Acho que as Rádios Capital e Tupi precisam investir mais na programação regional para ver se acabam com a hegemonia da emissora da Rua das Palmeiras que lidera desde 1990 a audiência do rádio AM em SP.Se eu morasse no Rio preferiria a Tupi porque ela é a melhor rádio do país seja na programação popular,jornalística e esportiva e se tivesse mantido o comunicador Luiz de França(hoje na Rádio Manchete) a emissora da Rua do Livramento daria um cacete fortíssimo na da Rua do Russel que precisa repensar a sua programação assim como na da Rua das Palmeiras em SP que em 2012 completa 60 anos no ar.
ResponderExcluirPrefiro muito mais a Tupi... eu ouvia muito mais Globo até 2001, de lá pra cá, ouço muito mais Tupi, justamente pelo que você fala em seu texto, ninguem quer saber dos paulistas e mineiros todo dia aqui no RJ.
ResponderExcluirTambém prefiro a programação da globo. Através dela temos uma ideia de como os outros times estão se organizando. Isso falando em esportes. Já a programação normal já não gosto.
ResponderExcluirO regionalismo é uma característica marcante do rádio. Ainda mais, no eixo RIO-SP, onde existe grande rivalidade. Eu mesmo, sou jornalista, radialista e repórter e muito me interessei pela profissão, por seguir um costume do meu pai, de ouvir rádio. Ouvi à Globo de 89 à 2001. Hj ainda ouço, mas bem menos. Sem o regionalismo a emissora perdeu o charme, o encanto.
ResponderExcluirCheni,
ResponderExcluirNão consigo deixar de ouvir a programação da Globo, tanto no Rio quanto em São Paulo. E ainda gostaria de saber a quantas anda a tal frequencia da Globo no FM de São Paulo.
Fala-se muito no tal regionalismo, mas acho que isso não é preponderante no rádio que o SGR está fazendo. Não acho que rádio feito em rede seja pior ou melhor. Acho que o modelo adotado pela Globo, onde a cada 30 minutos há um noticioso, sendo um deles local, blocos locais a cada intervalo... Acho um tanto exagerado esse tom contra a Globo. Parece que no Brasil virou "cult" ou "cool" falar mal de qualquer coisa que a Globo faça, seja rádio, tv ou jornal.
Aí vem a audiência e todos os veículos ou são líderes ou lutam pela liderança de audiencia. Quem faz isso? Os mesmos que a criticam.
Esse papo de bairrismo é uma coisa tão ignorante, tão arcaica, demodê, ultrapassada. Motivada por gente sem cultura, de mente pequena e pouco ambiciosa. Rio e São Paulo são cidades complementares, por suas peculiaridades, e por isso, tão sedutoras entre si. Feliz de quem pode transitar com frequencia entre as duas. Posso dizer que tenha a sorte de ser um desses. São as duas cidades que mais amo, e onde estão os melhores amigos que ganhei.
Não há tanto volume de informação relevante para separação das duas, muito menos no quesito esportivo. A não ser que queiram começar a informar a cor da cueca do dia do craque do Corinthians, quem peidou no treino do Flamengo, o que comeu no almoço o zagueiro do Palmeiras, etc...
Coisas altamente inúteis. Já ouvir por 1 hora sobre as notícias de todos os clubes, (a segunda hora já é local, no Panorama Esportivo)inclusive contra os quais o seu time irá jogar, pode ser mais enriquecedor. Aprender coisas novas, ouvir coisas novas, aumentar seu conhecimento pelos clubes e assim, municiar o seu pensamento, estimular seu cérebro, seu raciocínio e por aí vai...
A Globo SÓ FAZ CAGADA no Rio, onde muda a toda hora, tirou Canázio da Rede onde dava ótima audiencia no Rio e BAILAVA em São Paulo, de onde até hoje surgem cartas e cartas pedindo sua volta...
Bairrismo faz o cérebro ficar do tamanho de uma ervilha, assim como ficará o daquele que só ouve a Tupi, não com sua programação "carioca", mas sim, de nível altamente discutível. Principalmente durante a tarde. E num debate chapa branca demais pela manhã.
Não tenho a menor duvida que prefiro a progamação nacional o Brasil não é só RJ ou SP o Brasil é muito mais, afinal a Radio globo é uma Radio Nacional e com certeza se o Ibope for fazer uma pesquisa nacional a Tupi inexiste para o publico do Brasil.
ResponderExcluirElias BH MG
Nunca gostei desta unificação da programação da Rádio Globo nas praças do RJ e SP. Eu adorava escutar a programação noturna da Globo SP nos anos 90 e 2000, por onde passaram grandes comunicadores, como Otávio Pimental, Roberto Losan, José Roberto Gama, Callé e até a "Turma da Maré Mansa"
ResponderExcluirAndré Maciel - São Paulo/SP - andremaciel@bol.com.br
Se eu fosse diretor do SGR,faria uma série de reformas nas emissoras que o compõe principalmente nas rádios Globo do Rio e de SP.Acabaria com a rede da Rádio Globo(ela se formaria apenas nas transmissões do futebol e da Fórmula 1) e investiria pesado na programação popular nas emissoras da Rua do Russel 434,Glória/RJ e da Rua das Palmeiras 315,Santa Cecília/SP para que voltem a ter programação regional como era antes com uma visão mais pluralista.Mandaria embora os diretores que a dirigem atualmente contratava outros e reforçaria o time de comunicadores(aproveitaria os que lá estão e buscaria outros),noticiaristas(tão em falta,principalmente em SP)e repórteres e as equipes de esporte das duas emissoras(um quarto narrador no RJ e em SP e um plantonista esportivo fixo em SP acabando com o rodízio).Já a emissora de BH voltaria a ser CBN como era antes em AM e FM.
ResponderExcluirAqui em Minas a Rádio Globo BH é um fracasso e merece isso pela incompetência dos dirigentes da mesma que não enxergam a vontade do público mineiro que rejeitam ouvir cariocas e paulistas praticamente toda hora e todos dias.
ResponderExcluirTorço, sinceramente, que seja exterminada essa rede medíocre de rádio e outras também que não respeitam o regionalismo do povo brasileiro. E neste caso do povo mineiro.
Ainda bem que temos aqui a rádio ITATIAIA que verdadeiramente é a rádio de Minas com mais de 90 % de audiência.
concordo em genero numero e grau, futebolisticamente sou inimigo de tudo q tenha cheiro de sp e rio, aparece uma menina linda de sampa na tv, abre a boca e solta aquele tal de 'futébol' e o proprio controle remoto já sabe automaticamente q tem q ir para bem longe... nada contra essas pessoas desses locais pero en 'fuból' tudo e mais alguma coisa absolutamente contra
ExcluirVoltando a falar das reformas que eu faria no SGR se eu fosse diretor,a rádio BH FM teria uma programação mais popular,a Beat 98 teria mais ações promocionais nas ruas do Rio e notas jornalísticas na programação,as webrrádios GNT e Zona de Impacto teriam espaço também nas tvs por assinatura Net,Sky e Via Embratel.Na Rádio Globo apressava a implantação do canal de FM em SP que também teria mais edições do noticiário das meias horas(Globo Girando com a Notícia) e ressusitava os programas esportivos Agito Geral,No Embalo do Esporte a segunda edição do Globo Esportivo que ia ao ar nos fins de noite nos anos 70 80 e 90 e a primeira teria apenas 1 hora de duração,manteria o programa esportivo da internet mas numa linguagem mais informal e os locutores esportivos nas transmissões esportivas voltariam a ler textos comerciais ao vivo(vale pro Rio também) e teria camarote nos novos estádios da Arena Palestra,no Itaquerão e no Morumbi.O radiojornal O Seu Redator Chefe retornaria tanto em SP(a meia-noite como fazia nos anos 70 e 80),quanto no Rio(a meia-noite e as 7 da manhã como ela fazia nos anos 70,80 e 90) e cada emissora seguiria o seu horário independente da outra com seu jeito de comunicar e falar.
ResponderExcluirCheni,
ResponderExcluirO problema não é a rede, mas como ela foi montada. Não foram aproveitados os melhores ingredientes de cada praça, mas, ao contrário, procurou-se anular o que havia antes e implantar uma rádio inodora, insípida, que consegue desagradar a todas as praças. Um exemplo simples: porque mudaram as vinhetas do clubes, como Flamengo, Vasco, etc.? Ficou horrível e os ouvintes abandonaram a rádio. Culpa do Garotinho? Não. Erraram a estratégia. Colocam locutores no Globo no Ar que nunca teriam perfil na Globo dos bons tempos. Colocam locutores paulistas preocupados em não se apresentar como pualistas, cariocas como não cariocas, mineiros como não mineiros, etc. Outro erro! Cada um que se apresente como brasileiro que é, e pronto. Jogaram tudo que havia sido construído no lixo e montaram uma rádio amorfa, que engessa mesmo os seus melhores profissionais. Mas, se está agradando aos Marinhos... sorte da concorrência.
Prefiro ouvir a TUPI porque é a melhor emissora de radio do brasil. A TUPI tem os melhores comunicadores do Brasil, a melhor equipe esportiva do radio. Luis Penido é o melhor narrador esportivo do radio e apolinho o melhor comentarista. E ponto final
ResponderExcluirEra ouvinte da Globo até a mudança e agora escuto a TUPI , E tem mais uma coisa a Tupi coloca o seu melhor narrador o Luis Penido nos principais eventos esportivos mesmo se for em dias consecutivos já a globo só coloca o garotinho uma vez a cada rodada , ou seja ele não narra um jogo sábado e outro domingo.
ResponderExcluirsou mais a radio tupi.adoro a patrulha da cidade
ResponderExcluirEmbora a Globo tente, a Super Radio Tupi, é imbatível, a começar pelo nome!!!!!
ResponderExcluirEssa é a rádio do RIO!!!!
E mais, qualquer uma que tentar competir com ela vai perder!!!!
Até então, ouvia a dobradinha tupy-globo,mas cerca de um m~es pra cá , estou acompanhando a radio de niteroi fluminense am 540.eles são grandes profissionais, dois motivos me fizeram mudar, eles cobrem campeonatos de 1 e 2 divisões e tem um narrador, que me emociona quando ele narrar, sou botafoguense e vibrei muito com ele narrando,o jogo do botafogo contra o nautico.espero que ele narre mais jogos do meu fogão.valeu cristiano mello e sua equipe. obrigado pela atenção de todos.
ResponderExcluirconcordo com o internauta acima, agora acompanho o futebol n radio fluminense am 540, a equipe e muito boa e o narrador cristiano mello maravilhoso.
ResponderExcluirCHENY,realmente, depois dessas mudanças nas radios do rio de janeiro, deixei de ouvir a dobradinha globo;tupi, e passei a acompanhar outras emissoras, e de todas as outras a que eu mais gostei foi a radio fluminense am, eu não perco um programa de esportes deles que começa as 8 da noite, de fato eles falam de outras divisões, e ate transmitem jogos de outras divisões, os reportes são otimos, os narradores tambem, e tem um que realmente, se uma radio grande observa;lo, vai contrata;lo, quando eu o ouvi pela primeira vez narrando o jogo do botafogo, eu pensei que fosse o garotinho, cristiano mello , o furação carioca, escutei no programa de hoje que ele vai narrar a final dos junior e domingo o flamengo, meu time, com certeza agora sou radio fluminense am.gostaria muito que esse email pudesse chegar ate eles, não consigo entrar em contato com a radio.
ResponderExcluirDesde quando perdemos, o saudoso Edmo zarif, Haroldo de Andrade , Luis de França e outros que a globo , globo rio , vem caindo dia apos dia, e a tupi so cresce, eu que trabalho em radio esportiva do interior do rio , RADIO PRICESINHA DO NORTE , MIRACEMA,cobrimos series B e C do Carioca , a Globo nem sabe, ou nao interessa saber dos times dessas series do rio e principalmente do interior, inclusive , eu sou reporter de campo e gostaria muito de interagir com outras radios de outras regioes do estado dorio , meu email,harleyfammira@hotmail.com QUERO LEMBRAR QUE OS ATUAIS CAMPEOES DA SERIE B, QUISSAMA e SERIE C PADUANO SAO NOTICIARIOS DIARIOS EM NOSA PRGRAMAÇAO, sejam bem vindos .
ResponderExcluir