Pular para o conteúdo principal

Rádio na internet tem que ser web rádio

Coluna do narrador Jarbas Durte para o site Caros Ouvintes

Se preferir ouça a  coluna aqui: 


“Vai começar mais uma transmissão pela JDsports”. Quando falo isso, todas as ferramentas de contato comigo estão liberadas: MSN, Facebook, twitter, enfim agora nem precisa de telefone para falar ao vivo no ar. Em minhas transmissões a que mais uso é o msn, basta o internauta apertar o F2 do teclado que está no ar ao vivo comigo, isso é apenas um exemplo de como as jornadas esportivas ficaram interativas. Tenho notado nos jogos que transmito que a idade do internauta é dos 12 aos 25, no máximo 30 anos.
Outra média que tenho observado: no formato que tenho utilizado não importa o jogo, ele acompanha, pois mudei um pouco o conceito dado ao repórter, que descrevia o lance, quase que repetindo o que o narrador falava da jogada. O repórter JDsports, dá mais informação de outros assuntos; utilizo esse tempo, que antes era apenas para confirmar o que o narrador descrevia.
Puxa, se o locutor fala “a bola passou a esquerda do gol, tirando tinta da trave” e o repórter em seguida vem falando, “é isso mesmo a bola tirou tinta da trave”. Mas meu Deus isso o narrador acabou de falar! Acho isso um absurdo, mas há anos-luz isso acontece. Não quero mudar o mundo, quero apenas ser mais prático.
Outra coisa que tenho notado: as rádios da internet, para começar, são rádios que transmitem para rádios convencionais, certo? Não são web rádios. O narrador de radinho de pilha, o de rádio de carro, não tem imagem, faz uma alusão a tudo que está acontecendo – de onde está, como está, o que vai fazer…
Eu penso diferente, se o internauta está no meu site, viu quem sou eu, viu na home do meu site qual o jogo que estou transmitindo, viu o campeonato do jogo que estou transmitindo, então ai eu não preciso falar que estou no site tal, que estou no estádio tal, enfim tudo fica um caminho mais curto. É boa tarde e bola rolando, não fico atormentando o ouvinte a toda hora repetindo aonde estou, se ta frio, se eu comi tais coisas. O assunto é o jogo e ele está para ouvir o jogo, o internauta não perde tempo.
Apenas como ilustração, uma vez no começo disso tudo aqui de web rádio, o dono de um portal desses bem conhecidos, me mandou um email com um link, era para eu acessar a página onde estava uma foto, um logo de um time e quando eu clicava sai o som do boletim do clube que o repórter cobria, vamos lá cliquei, ouvi e respondi o email… “caro amigo, não leva a mal não, o áudio do seu repórter tem um minuto e 46 segundos; desse tempo todo, o colega falou do assunto só 50 segundos; o resto ele falou quem era ele, onde estava, porque estava, meu… No banner tinha a foto do repórter, do lado tinha um logo do time, dentro do logo tinha a manchete do assunto do time, e ai ele ainda rpetia “estou aqui no papapapapa, e estou aqui para papapa”
Gente: acho isso um absurdo. Tem que preparar o profissional para uma outra era do rádio, tudo mais curto e literalmente grosso. “Só mais nada”, como diz uma amiga, isso é fato.
Bom, me desculpe pelo desabafo, mas isso é a realidade do nosso dia a dia. Rádio na internet tem que ser web radio.
Um abraço do tamanho do Brasil e até a próxima, estou as quartas e aos domingos na JDsports, com Marcelo Santos e Natalie Morelo. Acessa ai na hora do jogo WWW.futebolpelainternet.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam