Pular para o conteúdo principal

Parabéns

 No dia 1º de maio de 1952, estreou como Rádio Nacional de São Paulo, das Organizações Victor Costa. Nasceu inovando. A primeira vinheta cantada de uma emissora de rádio entrou no ar, na voz de Hebe Camargo. Levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
Ainda nos anos 1950, acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Nacional paulista, pois viram nela a oportunidade de construir uma história de sucesso. O nome Nacional foi mantido e o espírito inovador entrou em ação mais uma vez. Os programas de auditório deram lugar ao formato comunicador amigo. O jornalismo e a prestação de serviço passam a ganhar mais espaço na programação. Resultado: em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa. Liderança que a emissora mantém até hoje na capital e região metropolitana, entre as rádios de programação falada (as predominantemente não-musicais).
Em 1976, nossa rádio de espírito jovem recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Começava a transição do nome. Em 1977, Nacional-Globo. Em 1978, Globo-Nacional. E finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
Em outubro de 1977 chegou o pai da matéria Osmar Santos, jovem narrador esportivo que havia revolucionado a linguagem das transmissões de futebol, foi contratado pela Nacional-Globo e estreou em outubro de 1977. Com ele, vieram Oscar Ulisses, Osvaldo Maciel, Juarez Soares, Loureiro Júnior e outros que se juntaram aos talentos que já trabalhavam na casa.
Em 1978, Fausto Silva, o Faustão, passou a integrar o time de feras da reportagem esportiva da Globo SP.
Em 2002, começou a dividir com a Globo do Rio de Janeiro a responsabilidade de encabeçar a rede Rádio Globo Brasil, com os slogans ‘sempre ao seu lado’ e ‘rádio do tamanho do Brasil’. Antonio Carlos, Padre Marcelo Rossi, Laércio Maciel, Oscar Ulisses, Pedro Trucão (que chegou em 2003) e outros comunicadores de grande talento, somados à qualidade de toda a equipe Globo, garantiram a manutenção da liderança entre as não-musicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam