No ultimo final de semana, a coluna Painel da Folha de SP trouxe uma Informação já aguardada e que é no mínimo preocupante.
A Rede Globo que faz um grande monopólio e por isso, manda nos clubes e consecutivamente nos direitos de transmissão do campeonato brasileiro vai diminuir a participação dos outros veículos de comunicação nas transmissões dos Brasileiros de 2012 a 2015.
Pelo contrato firmado com os clubes, as emissoras de radio só poderão colocar um repórter em campo, atrás de um gol. Hoje, é comum ter dois jornalistas/radialistas no gramado.
As TVs que não adquirirem os direitos da competição também só poderão colocar um repórter e um câmera durante as transmissões das partidas.
Ainda de acordo com o contrato firmado com os clubes, os repórteres de emissoras que não adquiriram os direitos de transmissão terão de dar prioridade à Globo e a quem a emissora sublicenciar.
Seria esse um grande passo da Vénus platinada para que as emissoras não invistam mais em transmissões esportivas e assim aumentem as demissões no setor do jornalismo esportivo?
Fonte: Folha SP e Rádio de Verdade
E lamentável mesmo. O mais triste para nós, profissionais da area, e saber que nem sempre a Gliobo faz um bom trabalho e que quem será punido com tal medida será o espectador/ouvinte que terá menos opçoes....
ResponderExcluirCheni, qualquer emissora de radio conseguira facilmente na justiça, uma liminar autorizando a presença de dois reporteres, por ser uma pratica usada durante décadas e não prejudicar o espetaculo.
ResponderExcluirMario Donizetti Tomazella - Novo Horizonte SP