Pular para o conteúdo principal

Diploma de jornalista continua em pauta na Câmara dos Deputados

Aconteceu, na tarde desta quinta-feira (27), audiência pública para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extinguiu a necessidade de graduação específca para exercício do Jornalismo.
O evento, que foi promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação e Cultura da Câmara, foi requisitado pela deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO).
Na ocasião, a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que preside a Comissão de Educação e Cultura, avaliou que o STF decidiu de forma simplória ao tornar inconstitucional a demanda de diploma para jornalistas, o que gerou instabilidade.
A parlamentar também elogiou a Proposta de Emenda à Constituição 386/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que torna novamente necessário o diploma em Jornalismo.
Ainda sobre a decisão do STF, o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, afirmou que, depois de sua divulgação, uma série de inverdades foi reproduzida.
Uma delas - diz Murillo - credita à ditadura militar a regulamentação da profissão de jornalista. "O decreto não foi feito por causa da ditadura, mas apesar da ditadura", disse.
Outra mentira, na opinião de Murillo, é que os jornais estariam restritos a jornalistas, uma vez que, segundo ele, os veículos têm pelo menos 40% de participação de outros profissionais."Não pode ser feita confusão entre opinião e o exercício do Jornalismo", sublinhou, segundo informações da Agência Câmara.
A necessidade de formação específica foi exemplificada pelo presidente da Fenaj com o caso do deputado estadual amazonense Wallace Souza, acusado de encomendar assassinatos para aumentar a audiência de seu programa de TV.
Também presente na audiência, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) declarou que parte dos parlamentares tem receio de apresentar suas opiniões sobre mídia e alguns deles são vinculados a veículos de comunicação.
Fonte: Portal da Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam