Pular para o conteúdo principal

Livro comemora os 90 anos da primeira conquista internacional do futebol brasileiro

Há exatos 90 anos, num Rio de Janeiro acossado pelo medo da gripe espanhola e sacudido por greves inspiradas nos princípios da Revolução Russa, acontecia a primeira competição internacional de futebol no Brasil.
O Sul-Americano de futebol simplesmente parou o Distrito Federal. Faltou lugar no recém-construído estádio das Laranjeiras para receber a multidão ávida pela novidade do futebol.
A conquista do título se tornou uma questão de honra.
Era o início de um sentimento que criaria a chamada “pátria de chuteiras”, o início de um processo que levaria o futebol a ter um papel determinante na construção de uma identidade nacional.
A partir da vitória dramática sobre os uruguaios, o esporte-bretão passaria a representar muito mais do que uma recreação das elites.
Com a sua apreensão indistintamente por negros, brancos e mestiços, o Brasil começaria uma espécie de revolução que a retrógada e racista República Velha, que então governava o país, se negava a fazer.
Numa edição de luxo, ilustrada por fotos inéditas da época, o jornalista Roberto Sander tenta explicar aquele momento fundamental da nossa história.
Assim sendo, cria um painel variado dos acontecimentos daquele período, sem perder de vista, evidentemente, o essencial: as quatro vitórias do Brasil que fizeram com que, como nunca, sentíssemos orgulho de ser brasileiro.
“Sul-Americano de 1919 – Quando o Brasil descobriu o futebol” (R$ 42), o quarto livro da Maquinária Editora, é uma viagem a um tempo em que, através do futebol, o Brasil começou a ter cara de Brasil, a virar esse Brasil que hoje conhecemos.

LIVRO: "Sul-Americano de 1919 – Quando o Brasil descobriu o futebol"
Formato: 20 x 20 cm
Capa flexível
Miolo papel couchet 115 g
84 páginas
Preço: R$ 42,00

LANÇAMENTO: 1º. de junho, a partir das 19 h, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Espanhol pode ser adiado por problema em contrato com TV

A temporada 2009/ 2010 do Campeonato Espanhol poderá ser adiada por problemas no contrato de transmissão da liga de futebol do país. Os clubes vieram a público reclamar da redução dos acertos audiovisuais junto às detentoras dos direitos de exibição do prestigiado torneio europeu. O Campeonato Espanhol tem início previsto para o dia 29 de agosto. Os contratos de transmissão entre as emissoras e os clubes do país caíram de cinco para três anos. Em sessão extraordinária, a liga pediu "respeito" na mudança e disse que a alteração não leva em conta as peculiaridades do mercado do futebol. A liga teme que a redução dos prazos contratuais implique em danos às receitas dos clubes, abastecidas em grande parte com os investimentos das TVs. As equipes do Espanhol ameaçam ainda tomar medidas cabíveis para honrar os compromissos com as emissoras de televisão do país. Fonte: Agência EFE

Gilson Ricardo vai deixar o Panorama Esportivo

Foto: Site Rádio Globo A Diretoria do SGR (Sistema Globo de Rádio) irá afastar o comunicador do programa alegando que ele está trabalhando muito e não é mais um menino Há mais de 30 anos na Rádio Globo, o repórter e âncora Gilson Ricardo, 60 anos, apresentador do Panorama Esportivo para toda Rede desde 2001 terá que deixar o Panorama Esportivo, programa que vai das de segunda à sexta-feira das 22 horas até a meia noite. A alegação da direção é que Gilson está trabalhando muito, já teve inclusive problemas sérios de saúde e por isso a “preocupação” com o comunicador que apresenta também o Globo Cidade no Rio de Janeiro 1220 Khz. Ahhh então ta! O nome no novo comunicador ainda não foi anunciado assim como se o programa que é feito no Rio de Janeiro terá São Paulo como cabeça de rede.

Exclusivo: Bandnews deixa dial em Campinas, Band FM entrará no lugar

Emissora de Campinas deixa o dial em fevereiro Com pouco mais de 4 anos no ar ( sua inauguração foi no dia  7 de outubro de 2008) a BandNews FM - Campinas que opera na frequência dos 106,7 MHz e foi a oitava emissora da Rede BandNews FM a entrar no ar, vai deixar o dial  e dará lugar a Band FM, a partir de fevereiro. O BLOG apurou com exclusividade que a emissora vai deixar o dial, essa foi uma    mudança de  estratégia do Grupo, que após estudar o mercado e o ouvinte da região, chegou a conclusão que essa decisão estratégia seria necessária.  O canal em FM, pertence ao Grupo que optou pela Band FM por se tratar de uma emissora  popular e de grande audiência  e sucesso. Isso está comprovado  nas mais de 40 emissoras que compõem a rede. Outras duas emissoras do Grupo Bandeirantes operam no mercado campineiro e também possuem grande audiência são a Educadora Fm 91,7 MHz e a Nativa Fm 89,3 MHz que completa em fevereiro dois anos na cidade. Exceção a Educadora, ambas disputam